17 de julho de 2018

Prefeitura já recolheu seis toneladas de resíduos no Parque de Olarias

Divulgação

No local já foram encontrados móveis e eletrodomésticos, além de resíduos orgânicos e animais mortos.

Na última semana, a Prefeitura de Ponta Grossa deu início às obras de paisagismo e arruamento nos entornos do lago no Parque de Olarias. Entretanto, mesmo diante do andamento das atividades no local, um problema tem sido constante: o descarte irregular de resíduos nas margens ou mesmo nas águas do lago. Nos últimos seis meses, conforme balanço de atividades das equipes de limpeza urbana da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), foram retirados do local cerca de seis toneladas de resíduos, entre material orgânico, reciclável, móveis, eletrodomésticos e até animais mortos. Este trabalho é realizado pelo Departamento de Saneamento Ambiental da SMMA e ocorre com frequência para garantir a manutenção das áreas públicas.

“Hoje temos quatro equipes de limpeza urbana dividas pela cidade, para realizar a limpeza das áreas públicas com o recolhimento de resíduos e também o corte da grama. É muito importante que a população se conscientize de que o Parque de Olarias não é o local adequado para descarte de qualquer tipo de resíduo, de forma que as equipes possam se concentrar na manutenção de outras áreas públicas. Hoje a cidade está toda contemplada pela coleta regular e a coleta seletiva, garantindo o descarte adequado dos resíduos”, avalia o secretário de Meio Ambiente, Paulo Barros.

De acordo com o diretor do Departamento de Saneamento Ambiental, Geraldo Kapp, as limpezas no Parque de Olarias são realizadas com frequência, não apenas com o corte da grama, mas principalmente com o recolhimento de resíduos, devido aos constantes descartes irregulares. “Na limpeza que realizamos esta semana foram encontrados pedaços de aparelhos de televisão e animais mortos. Este tipo de descarte pode acabar comprometendo até mesmo a fauna em desenvolvimento no local”, alerta o diretor.

LIMPEZA URBANA – Além do recolhimento de resíduos no Parque de Olarias, as equipes de limpeza urbana vêm desempenhando trabalho de manutenção das áreas públicas em toda a cidade. Nos primeiros seis meses deste ano, realizaram o corte de mais de 1 milhão de metros quadrados de grama, o equivalente a 150 campos de futebol do porte do Germano Krüger. “Os resultados do trabalho que desempenhamos desde o início deste ano nos proporcionam mais tranquilidade para enfrentarmos o período do verão, em que as vegetações crescem mais rápido, exigindo corte de 4 vezes ao mês, em média”, comenta Kapp.

As equipes atuam diariamente com o corte de grama, limpezas gerais, pinturas de guias, limpezas de arroios, recolhimento de resíduos (lixo eletrônico, sofás velhos, cadeiras, geladeiras, fogões, pneus), além da desobstrução de galerias e podas de árvores e arbustos.

PREFEITURA 156 – Solicitar os serviços das equipes do Departamento de Saneamento Ambiental, responsáveis pela limpeza das áreas públicas do município, é simples e pode ser feito através do sistema Prefeitura 156. As solicitações serão incluídas no cronograma de atividades do Departamento pela cidade.

PARQUE DE OLARIAS – Foram iniciadas na semana passada as obras de paisagismo e arruamento no entorno do lago, que transformarão a área no Parque de Olarias. Serão executados sistema de drenagem e pavimentação nas ruas que rodeiam o espaço e instaladas as estruturas que montarão o parque em si, como pista de caminhada, ciclovia, centro esportivo, academia ao ar livre, parque infantil, anfiteatro, mirantes e estacionamento, por exemplo. (Com assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Arquivo

24 de abril de 2024

Fundação Municipal de Saúde confirma a 2ª morte por dengue em Ponta Grossa

Divulgação

24 de abril de 2024

EPR Litoral Pioneiro apresenta diretrizes para a prefeita Elizabeth

Arquivo

24 de abril de 2024

Canal de denúncias de focos da dengue no WhatsApp entra em funcionamento em PG

Arquivo

22 de abril de 2024

Tenda instalada na UPA Santa Paula já abrigou mais de mil atendimentos em PG

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos