TIBAGI

12 de março de 2017

Prefeitura de Tibagi busca apoio para saneamento rural

Divulgação

Parceria com Sanepar pode beneficiar cerca de mil pessoas nas localidades de Pinheiro Seco, Rancho Alegre e Faxinal dos Empossados

Comunidades rurais de Tibagi serão beneficiadas em breve com projetos de saneamento rural. A intenção da Prefeitura é dar continuidade à distribuição de água nas comunidades de Pinheiro Seco, Rancho Alegre e Faxinal dos Empossados. Cerca de mil pessoas serão beneficiadas com as obras.

O assunto foi um dos temas da reunião entre a Prefeitura e representantes da Sanepar, que aconteceu esta semana, no município. “Foi um primeiro encontro para que possamos estabelecer o nível de parceira da Prefeitura com a Sanepar. Fechamos algumas conversas e recebemos instruções dos canais a serem seguidos para conseguir os recursos e apoio neste sentido. São diversas etapas. Na realidade esses poços só foram perfurados e agora vem a parte mais cara do projeto. A localidade do Pinheiro Seco já tem um pré-projeto pronto, isso nos facilita bastante”, contou gerente municipal de Desenvolvimento Agrícola e Econômico, Walmar Eidam.

Para o gerente executivo da Sanepar Regional de Telêmaco Borba, Edson Michaloski, com projetos em mãos ficará mais fácil ir atrás de recursos para viabilizar as obras. “O prefeito deve fazer a solicitação para que nós façamos os encaminhamentos até termos condições para iniciarmos a obra. Pinheiro Seco já tem um levantamento feito pela Sanepar. Normalmente repassamos o material e quem executa é a Prefeitura. Não há um recurso disponível para cada município. Precisamos ter todas essas etapas para ter o custo. Daí sim, buscamos recursos fora ou até da própria Sanepar para investir nessas comunidades”, explicou.

De acordo com o prefeito Rildo Leonardi (PMDB), os poços artesianos foram perfurados nessas localidades, mas não tiveram investimentos para a conclusão das obras. “Os poços perfurados eram obras de emendas impositivas que tinham a obrigação de serem cumpridas, mas estão paradas. Estamos fazendo esses ofícios para Sanepar pedindo uma parceria porque o município está com dificuldades financeiras por causa das muitas dívidas deixadas pela administração anterior. Não temos condições econômicas neste ano. Precisamos da ajuda do Estado para adquirirmos esses materiais e dar sequência para a conclusão dessas obras”, explicou o prefeito.

A expectativa é grande também para a ampliação do atendimento da rede de coleta e tratamento de esgoto da cidade, que hoje é de 81,3% e deve aumentar para 86%. (Com assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

19 de abril de 2024

Ponta Grossa conquista Prêmio Prefeitura Empreendedora

Divulgação

19 de abril de 2024

Programa de Inglês da Prefeitura de PG avança e apresenta novo material didático

Divulgação

18 de abril de 2024

Festa das Associações traz shows nacionais para Ivaí neste fim de semana

Arquivo

18 de abril de 2024

Fundação Municipal de Saúde confirma 1ª morte por dengue em Ponta Grossa

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos