15 de maio de 2020

Prefeitura de Prudentópolis determina quarentena para todos que tiveram contato com jovem diagnosticada com coronavírus

Divulgação

Nas redes sociais, há relatos que a jovem teria participado de uma festa particular em Prudentópolis que teria reunido cerca de 150 pessoas.

A jovem PBM, de 29 anos, testou positivo para a Covid-19 em exame feito em um laboratório da rede particular de Curitiba. Em vídeo divulgado nas redes sociais, a nutricionista alega ter contraído a doença em Prudentópolis. Também nas redes sociais, há relatos que a jovem teria participado de uma festa particular em Prudentópolis que teria reunido cerca de 150 pessoas.

Em nota divulgada hoje, 15, a Prefeitura de Prudentópolis determinou que todos que tiveram contato com a jovem permaneçam em isolamento domiciliar por 14 dias, entre eles os participantes da festa. A Prefeitura orienta ainda que as pessoas que tiveram contato com a jovem devem procurar a Secretaria Municipal de Saúde se apresentarem os sintomas da Covid-19, disponibilizando canais de contato.

A Prefeitura esclareceu ainda que a festa particular não contou com autorização do Poder Público. “Sob expressa responsabilidade de quem organizou, ficando à margem da fiscalização do Município por não se tratar de estabelecimento comercial regularmente licenciado”, alega o Município.

Confira a íntegra da nota divulgada pela Prefeitura de Prudentópolis:

NOTA OFICIAL DE ESCLARECIMENTO COVID-19 – Dia 15.05.2020

Considerando a repercussão ocasionada por uma manifestação nas redes sociais, oriunda de uma cidadã que esteve em Prudentópolis nos últimos dias, e afirma ter sido positivada no exame de detecção do novo coronavírus; o Município de Prudentópolis por meio da Secretaria de Saúde vem a publico esclarecer a situação.

Primeiramente, o exame apresentado não foi realizado em laboratório oficial e não é automaticamente aceito como prova da detecção do novo coronavírus dentro do protocolo estabelecido pela Secretaria de Estado da Saúde. Sendo que para confirmação inequívoca da detecção do vírus está sendo providenciado novo exame de contraprova.

Até que se tenha a notícia oficial do resultado de um novo exame, todas as pessoas que tiveram contato com o possível caso suspeito estão sendo monitoradas e notificadas para quarentena obrigatória em isolamento domiciliar por 14 dias nos termos dos artigos 2º e 3º da Lei Federal nº 13.979/2020. Tendo sido testados o maior numero de pessoas possível, dentro do circulo mais próximo da suposta infectada.

Quanto à noticiada festa particular realizada e objeto de abordagem em meios de comunicação, os participantes e integrantes da lista de convidados estão sendo identificados, monitorados e notificados para quarentena obrigatória em isolamento domiciliar por 14 dias nos termos dos artigos 2º e 3º da Lei Federal nº 13.979/2020.

A festa foi de iniciativa particular em propriedade privada e sem qualquer espécie de autorização do poder público, sob expressa responsabilidade de quem organizou, ficando à margem da fiscalização do Município por não se tratar de estabelecimento comercial regularmente licenciado.

Todas as pessoas que tiveram alguma espécie de contato com os envolvidos ou participantes somente devem manter contato com a Secretaria de Saúde caso manifestem sintomas. Aquelas pessoas que manifestarem sintomas devem entrar em contato imediatamente com a Secretaria de Saúde por meio do telefone (42) 3446-1757 ou mensagem de texto via whats’app no numero (42) 99104-8161.

Os exames de testagem serão aplicados dentro do protocolo estabelecido pela Secretaria de Estado da Saúde aos sintomáticos. Orienta-se que a realização de exames em rede particular somente ocorra em caso de manifestação de sintomas, ou após um prazo mínimo de 8 dias em relação ao possível contato, pois o exame realizado em momento inoportuno pode ocasionar uma resposta de falso negativo e proporcionar uma falsa sensação de segurança o que pode provocar um impacto na quantidade de infecções.

O suposto caso de COVID-19 manifestado, por não ter sido testado dentro da estrutura oficial, e ter sido realizado em laboratório particular em outro município, não integrará as estatísticas oficiais do Estado e não constará do boletim oficial até que ocorra uma eventual confirmação ou descarte por meio de exame oficial, nos termos do protocolo estabelecido para a situação.


Compartilhe



Últimas notícias

Arquivo

28 de março de 2024

Câmara de PG vota aumento no número de vereadores na segunda-feira

Divulgação

28 de março de 2024

Ratinho Júnior apoia Emiliano Gomes em Irati e pede união do grupo

Divulgação

28 de março de 2024

Joce Canto convida Sandra Queiroz para vice

Arquivo

28 de março de 2024

Marcelo Rangel deve ir para o PL e Elizabeth para o União Brasil

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos