21 de fevereiro de 2019

Prefeitura de Ponta Grossa amplia investimentos em saúde e educação

Divulgação

Dados do fechamento orçamentário de 2018 foram apresentados hoje, 21, pelo secretário municipal da Fazenda, Cláudio Grokoviski, durante audiência pública na Câmara de Vereadores.

A Prefeitura Municipal de Ponta Grossa realizou hoje, 21, uma audiência pública na Câmara de Vereadores para prestação de contas do último quadrimestre de 2018, detalhando os investimentos, despesas e arrecadação da gestão nos últimos quatro meses do exercício, conforme estabelece a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

O secretário municipal da Fazenda, Cláudio Grokoviski, apresentou aos vereadores como a gestão municipal encerrou o orçamento em 2018, tendo os investimentos em Saúde e Educação ficado acima do limite mínimo estabelecido pela Constituição.

Grokoviski explicou que a Constituição prevê um investimento mínimo de 25% em Educação e 15% em saúde e em 2018, a Prefeitura fechou a Receita Corrente Líquida (RCL) com destinação de 25,43% para educação e 27,4% para Saúde. “ Toda a estrutura de saúde e ampliação da educação em tempo integral faz com que o Município tenha que investir pesado nessas áreas para atender a alta demanda da população”, disse o secretário.

Os investimentos superiores também resultam em maior despesa com pessoal. A Prefeitura encerrou o último quadrimestre de 2018 com o índice de gasto nesse setor em 55% e já estuda medidas para diminuir essa porcentagem.

Entre outros números de destaque na prestação de contas estão o crescimento da RCL em comparação com o mesmo período do ano anterior, e a redução no saldo de dívidas a longo prazo. “Conseguimos um aumento da RCL acima da inflação, de 7,76%, que se deve principalmente a todas as medidas de Justiça Fiscal que implementamos desde 2017, somadas ao corte das isenções de ISS e o nosso crescente avanço no repasse de ICMS”, destacou Grokoviski.

A diminuição no saldo de dívidas também foi positiva com a quitação de R$ 36 milhões ao longo de 2018, dos quais R$ 13 milhões são referentes apenas ao pagamento de precatórios, somado a outras dívidas mais antigas, como fundo de garantia, previdenciária, energia elétrica e contratos. (Com assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

17 de abril de 2024

Prefeitura de PG anuncia telemedicina para atendimento à saúde da população

Divulgação

17 de abril de 2024

Municípios da AMCESPAR assinam adesão ao COGEMATE

Divulgação

17 de abril de 2024

Esquadrilha da Fumaça se apresenta no Centro de Eventos neste sábado

Divulgação

17 de abril de 2024

Fomento Paraná traz Caravana de Crédito para Ponta Grossa amanhã

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos