12 de março de 2019

Prefeitura de PG investe mais R$ 18 milhões na alimentação dos alunos da rede municipal

Divulgação

Ao longo de um ano, cozinheiros e colaboradores oferecem cerca de 15 milhões de refeições para 31 mil crianças.

A qualidade da alimentação é um diferencial das escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) de Ponta Grossa. Ao longo de um ano, cozinheiras e serventes escolares oferecem cerca de 15 milhões de refeições para 31 mil alunos. Em 2019 o investimento no setor será de aproximadamente R$ 18,4 milhões.

As compras de alimentos acontecem em blocos e por meio de diferentes fornecedores. São adquiridos produtos como hortifrutigranjeiros, cereais, pães, leite, carnes, formulados, entre outros.

30% dos produtos são adquiridos diretamente da agricultura familiar de Ponta Grossa e região, por meio de chamada pública.

Nos CMEIs e escolas, os alunos recebem até quatro refeições, entre café da manhã, lanches e almoço, dependendo da idade e turno. “As escolas em tempo integral exigem um investimento maior também na compra dos alimentos. A criança experimenta, nesse processo, todos os tipos de comida e consome todas as proteínas, carboidratos e vitaminas de que precisa, na quantidade indicada. Com isso estamos desenvolvendo um processo em que os alunos têm mais saúde”, aponta a secretária municipal de Educação, Esméria Saveli.

ACOMPANHAMENTO – O Conselho de Alimentação Escolar, composto por representantes do setor público e da sociedade civil organizada, é responsável por acompanhar as práticas que ocorrem na cozinha e nos processos de compras de alimentos. Os integrantes podem requerer informações e sugerir práticas para a melhoria do trabalho.

A representante da Pastoral da Criança, Cleusa Barbosa, relata que o grupo realiza visitas regulares a CMEIs e escolas. Eles conferem se há desperdício de alimentos, manejo correto, armazenamento adequado, entre outros itens. “Minha opinião é que as cozinhas estão ótimas. A partir daí vemos o quanto falta em outras cidades. Quando a gente vê uma criança se alimentando e o pratinho voltando vazio para a servente, ficamos muito satisfeitos”, contou Cleusa.

Segundo ela, a alimentação escolar é extremamente importante para a saúde das crianças e economia das famílias. “Nós não temos hoje alunos desnutridos como tínhamos antigamente no atendimento da Pastoral. Isso tem que continuar e melhorar cada vez mais. De outro lado, o custo de alimentação da casa cai quase pela metade. Nas visitas, quando a gente fala com a mãe, ela diz que o filho chega de casa e não tem fome, porque já comeu na escola”, apontou a conselheira. (Com assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

26 de abril de 2024

Ratinho Junior e Sandro Alex inauguram nova pavimentação da PR-364 entre São Mateus do Sul e Irati

Divulgação

26 de abril de 2024

Shows nacionais movimentam São João do Triunfo neste fim de semana

Divulgação

26 de abril de 2024

Secretária de Cultura do PR conhece unidades culturais de Ponta Grossa

Divulgação

26 de abril de 2024

Carambeí formaliza adesão ao programa que possibilita ampliar vendas da agroindústria

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos