15 de maio de 2017

Prefeitura cede direito de uso da Estação Saudade para revitalização

Divulgação

A Estação Saudade será concedida ao Sesc/PR, que através da Fecomércio/PR deverá instalar no local o 3º Centro de Cultura da instituição no Paraná

Em breve um dos maiores símbolos de Ponta Grossa será revitalizado e transformado em um novo espaço dedicado à cultura e qualificação profissional. A Estação Saudade será concedida ao Serviço Social do Comércio (Sesc/PR), que através da Federação do Comércio (Fecomércio/PR) deverá instalar no local o 3º Centro de Cultura da instituição no Paraná. A assinatura da escritura pública de concessão de uso aconteceu na última sexta-feira, 12, e reuniu autoridades municipais e estaduais e integrantes da comunidade ponta-grossense.

O imóvel é tombado pela Curadoria de Patrimônio Histórico do Estado do Paraná e pelo Conselho Municipal de Patrimônio Cultural, e tem o direito de uso cedido autorizado pela Lei Municipal 12.465/2016. O prazo é de 25 anos, podendo ser renovado por mais 25.

O espaço é constituído por dois pavimentos, com área edificada de quase dois mil e oitocentos metros quadrados, que deverão ser destinados para o desenvolvimento de atividades de educação e formação profissional. Agora o Sistema Fecomércio terá até 24 meses para iniciar as obras de reforma e restauração do imóvel, que deverão ser concluídas no prazo de até 24 meses após o seu início. Hoje o Sesc mantém apenas dois outros Centros Culturais no Estado; o Paço da Liberdade, em Curitiba, e o Cadeião Cultural, em Londrina.

O secretário municipal de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional, Paulo Carbonar, explica que a comunidade poderá dispor de uma Casa de Cultura, cozinha pedagógica e café escola. “Esse espaço também vai receber atrações culturais, como oficinas, cursos e shows”, exemplifica Carbonar.

A legislação municipal também prevê que todas as ofertas de atividades culturais devem destinar 10% das vagas para participação gratuita da comunidade. O Município também poderá continuar ocupando espaços externos para a realização de atividades institucionais, desde que tais não interfiram diretamente na programação da unidade cultural, respeitando tais eventos ou interagindo com eles.

Outro benefício da ação, segundo o prefeito Marcelo Rangel (PPS), é a valorização tanto da história quanto da importância da região. “O investimento vai atrair novas iniciativas empreendedoras, já que potencializará as atividades econômicas do entorno”, aposta Rangel.

O presidente da Fecomércio/PR, Darci Piana, ressalta a importância da parceria entre as instituições, e reforça o potencial do Quadrilátero Histórico. “Esta região possui um força cultural imensa, e junto com a cultura vem o turismo. Queremos unir as duas coisas”, aponta Piana.

O projeto é uma ação conjunta entre a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional, o sistema Fecomércio/Sesc/Senac, a Associação Comercial e Industrial de Ponta Grossa (ACIPG), o Sindicato dos Lojistas de Ponta Grossa (Sindilojas) e o Sindimercados. (Com assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Arquivo

22 de abril de 2024

Tenda instalada na UPA Santa Paula já abrigou mais de mil atendimentos em PG

Arquivo

22 de abril de 2024

José Elizeu Chociai ‘bota um pé em cada canoa’

Arquivo

22 de abril de 2024

MDB sobre forte ataque de Ratinho Junior e Marcelo Rangel

Arquivo

20 de abril de 2024

Tenda na UPA Santa Paula agiliza atendimentos de casos suspeitos de dengue

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos