20 de fevereiro de 2019

Prefeitura aumenta contratações para atender demanda por serviços

Divulgação

Somente na educação foram realizadas mais de 240 admissões neste ano.

Ponta Grossa vem registrando crescimento em diversos setores nos últimos anos. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) estima população de 348 mil habitantes na cidade, quase 12% superior ao último censo demográfico, realizado em 2010.

O crescimento também pode ser medido pela expansão de conjuntos habitacionais, com a entrega de cerca de 7 mil casas em novos programas, como Costa Rica, Vida Nova e Itapoá, por exemplo.

Com a extensão e desenvolvimento do Município, cresceu também a demanda por serviços públicos para atender toda a população. “No último ano realizamos testes seletivos, concursos e contratações em diversas áreas, para dar conta desta demanda crescente, atendendo a população em diferentes pontos da cidade, com a construção e ampliação de estruturas como escolas e unidades de saúde”, destacou o secretário municipal de Administração e Recursos Humanos, Ricardo Linhares.

Com a ampliação dessas contratações para atendimento da demanda, a Prefeitura encerrou 2018 com o índice de despesa com pessoal em 55%. Em comparação com o fechamento de 2017, o balanço do 3º quadrimestre de 2018 indica que houve crescimento de 7,76% na Receita Corrente Líquida (RCL), enquanto a despesa com pessoal registrou aumento de 13,29%. Nesse total estão inclusos, por exemplo, os mais de 60 profissionais contratados no ano passado para atuar na rede de saúde e os mais de três mil profissionais que formam a Rede Municipal de Ensino.

“Desde 2013, a política educacional do prefeito Marcelo Rangel [PSDB] permitiu aumento do número de crianças atendidas, além da implantação das escolas em tempo integral, que mantém as crianças por mais tempo na escola, gerando mais oportunidades de aprendizado. Desta forma, a educação municipal permitiu a expansão da capacidade de atendimento à população, com maior qualidade, mas necessitando de aumento do quadro de funcionários, especialmente de professores”, apontou a secretária municipal de Educação, Esméria Saveli.

MEDIDAS – Para 2019, o orçamento anual é de R$ 941 milhões, valor 12% superior ao orçamento de 2018, mas ainda inferior das necessidades do Município. Esse incremento tem relação direta com a combinação de diversos fatores, como o processo de industrialização dos últimos anos, a revisão de várias leis, as medidas de justiça fiscal e a redução da inadimplência.

“Tivemos um crescimento positivo na nossa receita, acima da inflação, mas com a necessidade de novas contratações para atender as demandas da população por mais vagas na educação municipal e novas estruturas de saúde, a despesa com pessoal cresceu acima disso. Sabemos da necessidade de atender as demandas da população, mas teremos que tomar medidas para baixarmos esse índice, de forma que o Município tenha condições de manter todas suas obrigações em dia”, avaliou o secretário da Fazenda, Cláudio Grokoviski.

Além da proposta de aumentar a RCL com a recuperação de valores, a Prefeitura também prevê a contenção de despesas e trabalha com a migração para o sistema de Gestão Plena em Saúde, o que resultaria em incremento de R$ 40 milhões na receita. Com este valor no fechamento de 2018, por exemplo, o índice com despesa de pessoal ficaria em 52%. (Com assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Arquivo

24 de abril de 2024

Prefeitura anuncia a construção de duas Unidades de Saúde em Ponta Grossa

Divulgação

24 de abril de 2024

Ponta Grossa terá duas novas Unidades de Saúde a pedido de Aliel

Arquivo

24 de abril de 2024

Fundação Municipal de Saúde confirma a 2ª morte por dengue em Ponta Grossa

Divulgação

24 de abril de 2024

EPR Litoral Pioneiro apresenta diretrizes para a prefeita Elizabeth

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos