20 de março de 2018

Prefeitura assina contrato para revisão do Plano Diretor e elaboração do Plano de Mobilidade Urbana

Divulgação

Os documentos serão complementares e devem ser finalizados em menos de um ano

O prefeito Marcelo Rangel (PSDB) assinou na última sexta-feira, 16, o contrato da revisão do Plano Diretor e da elaboração do Plano de Mobilidade Urbana de Ponta Grossa (PlanMob). A empresa responsável pelos projetos será a Urbtec Engenharia, Planejamento e Consultoria Ltda, que agora tem 30 dias para definir o plano de trabalho e o cronograma físico de execução.

A arquiteta do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Ponta Grossa (Iplan), Karla Stamoulis, explica que a Prefeitura irá constituir uma equipe técnica municipal envolvendo diversas secretarias e conselhos para discutir os aspectos levantados pela empresa. “A nomeação dos representantes será definida nos próximos dias, já que deverão ser realizadas reuniões com a Urbtec para elaborar o plano de trabalho dos projetos”, aponta a arquiteta, que também destaca o caráter participativo dos planos através de oficinas em todos os bairros da cidade.

O processo licitatório gerou uma economia de mais de R$ 270 mil, e o investimento do Município será de R$ 1,45 milhão. O presidente do Iplan, Ciro Ribas Jr., lembra que uma primeira contratação já havia sido feita, mas a empresa alegou dificuldades em cumprir o contrato, que foi rescindido. “O trabalho já realizado não será perdido, pois será utilizado como base nesta revisão”, afirma Ribas, que ressalta que a UrbTec tem o prazo de 340 dias para a finalização dos documentos.

O prefeito Marcelo Rangel destacou o trabalho das arquitetas Karla Stamoulis, Rafaela Sangalli e Jamile Salim, que coordenaram a revisão do Plano Diretor nos últimos anos. “Esse documento é importantíssimo por pensar no planejamento da cidade, que está passando por uma fase de grande desenvolvimento econômico. Vamos projetar a Ponta Grossa que queremos ter no futuro, pensando no crescimento ordenado e estrutural do município”, avalia Rangel.

O secretário municipal de Governo, Mauricio Silva, lembrou que antigamente o Plano Diretor era desenvolvido pela Câmara de Vereadores. “A visão política se destoa da ambiental e técnica, por exemplo. Ponta Grossa cresceu sem planejamento, mas está evoluindo nesse quesito e é importante que esses planos, ainda que sejam válidos por 10 anos, sejam pensados para daqui 30, 40 anos”, disse Silva.

O diretor da Urbtec, Gustavo Taniguchi, destacou a experiência da empresa na elaboração de projetos voltados a cidades. “Nós já prestamos consultoria para diversos municípios, como Cidade do Leste, no Paraguai, Jaraguá do Sul, em Santa Catarina, e agora iremos usar a nossa experiência para projetar uma Ponta Grossa ainda melhor”, enfatizou Taniguchi.

PLANOS COMPLEMENTARES – Segundo o Estatuto das Cidades, disposto na Lei Federal nº 10.257/2001, o Plano Diretor é o instrumento básico da política de desenvolvimento e expansão urbana, parte integrante do processo de planejamento municipal. Conforme explica o presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Ponta Grossa (Iplan), Ciro Ribas Jr., o PD organiza o crescimento da cidade e orienta as prioridades de investimentos.

“Para aproveitar a revisão do PD também desenvolvemos o projeto do Planmob, que irá projetar a otimização da mobilidade urbana da cidade. Ambos serão elaborados simultaneamente, completando-se e utilizando a participação da sociedade através de audiências públicas e oficinas que serão previamente divulgadas”, ressalta Ribas.

Também participaram da cerimônia de assinatura do contrato Zulma Chussel, da UrbTec, a equipe do Iplan, e o secretário de Infraestrutura e Planejamento, Celso Sant’Anna. (Com assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

19 de abril de 2024

Ponta Grossa conquista Prêmio Prefeitura Empreendedora

Divulgação

19 de abril de 2024

Programa de Inglês da Prefeitura de PG avança e apresenta novo material didático

Divulgação

18 de abril de 2024

Festa das Associações traz shows nacionais para Ivaí neste fim de semana

Arquivo

18 de abril de 2024

Fundação Municipal de Saúde confirma 1ª morte por dengue em Ponta Grossa

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos