23 de outubro de 2017

Prefeitos recebem minuta de contrato do CimSamu

Divulgação

Agora já são 21 Prefeituras que pretendem aderir ao CimSamu – 20 com Protocolo de Intenções já assinado – e devem levar a minuta de contrato entregue para aprovação em suas Câmaras Municipais

Mais um passo para a implantação do Consórcio Intermunicipal que irá gerir o Serviço e Urgência e Emergência na Região, o CimSamu, foi dado na última sexta-feira, 20, em reunião da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) e do Consórcio Intermunicipal de Saúde (CimSaúde). Agora já são 21 Prefeituras que pretendem aderir ao CimSamu – 20 com Protocolo de Intenções já assinado – e devem levar a minuta de contrato entregue para aprovação em suas Câmaras Municipais.

28 municípios das 3ª, 4ª e 21ª Regional de Saúde do Estado deveriam estar inseridos na implantação do CimSamu. “A intenção era de que todos esses municípios estivessem engajados, mas infelizmente alguns ainda não aderiram”, relatou o prefeito de Ponta Grossa, Marcelo Rangel (PPS), que deve ser o primeiro presidente do CimSamu. Ponta Grossa sediará a Central de Regulação do novo Consórcio. Para Rangel, apesar de 21 Prefeituras terem aderido até o momento, “é hora de bater o martelo e iniciar efetivamente o trabalho para a implantação do Consórcio”.

O Ministério Público acenou que fará questionamentos aos municípios que não contarem com o Samu, tendo em vista que o serviço permite maior agilidade e otimiza os atendimentos. “Na questão de saúde, o município só é a porta de entrada. Não é o destino do paciente”, explica Jaime Menegoto Nogueira, que está a frente da proposta e implantação do CimSamu, destacando que a central de regulação encaminha os pacientes para as referências.

Com a configuração da adesão de 21 municípios, a proposta, conforme Nogueira, é de que o CimSamu funcione com 18 Unidades Básicas e 6 Unidades Avançadas de Saúde, além da Central de Regulação em Ponta Grossa. Desta maneira, o custo total mensal para a implantação do Consórcio seria de R$ 1,8 milhão, considerando uma população de 838 mil habitantes. Somente os valores de manutenção e administração do Consórcio são computados, pois as ambulâncias são cedidas pelo Ministério da Saúde. Após habilitação e qualificação junto ao Ministério – etapas que só podem ser requeridas após o funcionamento, os valores tendem a cair. “Importante ressaltar que o Consórcio ainda gera empregos para a região”, destaca o presidente da AMCG e prefeito de Jaguariaíva, José Slobodá, enumerando 420 empregos diretos.

CIMSAÚDE – Com mudança em sua diretoria executiva, o Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Campos Gerais (CimSaúde) realizou no encontro desta sexta-feira uma prestação de contas aos gestores da região. “Saio com muito orgulho e com uma avaliação do Comsus (Programa Estadual de Apoio aos Consórcios) que estamos em primeiro lugar entre os Consórcios do Paraná”, exulta a diretora executiva, Konstance Johnsson Kremer, que passa seu cargo para Pâmella Costa, que até então atuava como secretária de saúde em Carambeí.

Konstance credita a avaliação no crescimento do Consórcio dos últimos anos, que passou de “mero operador administrativo a prestador de serviços, ofertando consultas e exames em sua própria sede”. Como exemplo, ela citou os serviços credenciados que em 2013 eram 30 e hoje contabilizam 87; e o número de consultas e exames que só vem crescendo nos últimos anos.

Apresentada aos gestores, a nova diretora disse que chega ao Consórcio com a visão de secretária municipal. “Nós que estamos na ponta do atendimento sabemos as necessidades dos municípios”, adianta.


Sabores do Festival de Tortas são apresentados

Sabores criados especialmente para o Festival de Tortas “Rota das Tortas” que acontece entre os dias 27 e 29 de outubro no município de Carambeí foram apresentados na sexta-feira aos gestores da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) e profissionais da imprensa. Framboesa com lavanda, capuccino, laranja com chocolate, especiarias, além do delicioso bitterballen foram degustados, em primeira mão, pelos convidados.

Os organizadores do evento foram apresentar algumas das delícias que estarão disponíveis e a programação do Festival de Tortas, que este ano será diferenciada. O Festival acontece em cinco diferentes lugares. Tortas Wolf, Frederica’s Koffiehuis, Aroma Buffet e Eventos, Clube Social e Parque Histórico de Carambeí contemplam a Rota das Tortas, que além do prato característico do município contará ainda com pratos da culinária indonésia e holandesa, hambúrgueres artesanais, cervejas, além de atrações que mostram a diversidade regional.

Para compor estabelecimentos e também as pessoas que fazem tortas por encomenda, a Prefeitura incluiu na Rota o Clube Social. Lá estarão dez torteiras, que ainda não contam com empresas. A edição 2017 do Festival de Tortas “Rota das Tortas” acontecerá no dia 27, das 16h às 20h e nos dias 28 e 29 das 10h às 20h, em Carambeí. (Com assessoria)

Compartilhe



Últimas notícias

Arquivo

28 de março de 2024

Câmara de PG vota aumento no número de vereadores na segunda-feira

Divulgação

28 de março de 2024

Ratinho Júnior apoia Emiliano Gomes em Irati e pede união do grupo

Divulgação

28 de março de 2024

Joce Canto convida Sandra Queiroz para vice

Arquivo

28 de março de 2024

Marcelo Rangel deve ir para o PL e Elizabeth para o União Brasil

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos