2 de novembro de 2019

Prefeitos destacam eficiência e ações inovadoras da gestão estadual

Divulgação

A busca de práticas para modernizar a máquina pública e trabalhar em conjunto com os municípios são diferenciais do Governo do Estadual, segundo gestores que participam do evento em Foz do Iguaçu.

Os primeiros 300 dias de gestão do governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) foram marcados pela busca da eficiência e por ações inovadoras para modernizar a máquina pública. A administração estadual é destaque pela redução de despesas e eficiência na distribuição de recursos, pela atração de investimentos e geração de empregos.

A avaliação é de prefeitos que participaram do encontro de capacitação Governo 5.0, realizado na quinta e sexta-feira, 31 e 01, em Foz do Iguaçu. O encontro discutiu mudanças na administração pública, com práticas inovadoras na prestação de serviços.

O presidente da Associação dos Municípios do Paraná (AMP) e prefeito de Pérola, Darlan Scalco, destacou que, mesmo o Estado praticando o orçamento elaborado pela gestão anterior, a aplicabilidade dos recursos chama atenção. “O governo prioriza ações importantes para a população”, ressaltou.

DIFERENCIAL Darlan Scalco acrescentou que o evento de inovação promovido pelo Estado demonstra a determinação do governo de trabalhar em conjunto com os municípios. “A iniciativa é um grande diferencial e fortalece as administrações municipais”, ressaltou.

Para o prefeito de Coronel Vivida, Frank Schiavini, o conceito adotado pela gestão do governador Ratinho Jr. foi implantado já nos primeiros dez meses deste ano, com foco na geração de emprego, aplicação de recursos em áreas prioritárias e no fortalecimento de ações nas áreas de infraestrutura, agricultura e assistência social, por exemplo. “Sentimos em nossas cidades o desenvolvimento e fortalecimento das políticas públicas voltadas para a população”.

Os esforços do Estado para inovar e implantar tecnologias que permitam mais eficiência ao serviço público são, para o prefeito de Itaguajé, Junior Moleto, iniciativas pioneiras no Paraná. “Adotar tecnologias que auxiliem a administração pública, permitindo que atue com mais transparência e gastando menos são medidas positivas da gestão”, afirmou Moleto.

EDUCAÇÃO O trabalho na área da educação é um destaque, de acordo com o prefeito de Sarandi, Valter Volpato. Ele citou o programa Ganhando o Mundo, que levará estudantes paranaenses da rede pública para estudar inglês em outros países. Volpato também citou o Presente na Escola e a Prova Paraná. “Percebemos uma grande diferença entre o que tem sido feito na educação do Paraná em comparação com outros estados”, disse.

Tauillo Tezelli, prefeito de Campo Mourão, definiu a gestão como um governo inovador e trabalhador. “Nesses 300 dias, muitas ações já foram desenvolvidas e programas lançados nas áreas da saúde, segurança, habitação, por exemplo. Tudo isso a partir do corte de gastos do Estado”, enfatizou Tezelli.

Ele disse que no evento em Foz do Iguaçu, que os administradores municipais puderam conhecer os programas, sanar dúvidas e entender em quais iniciativas os municípios podem ser enquadrados. “Tenho certeza que a população será muito beneficiada com essa integração”, reforçou.

FUTURO – Aos prefeitos, o governador Ratinho Jr. garantiu que o Estado está reorganizando o orçamento para fortalecer e potencializar as ações regionais. “Fizemos um enxugamento da máquina pública, cortamos mordomias e privilégios. Agora aplicamos os recursos naquilo que é necessário para a população, em todas as áreas”, afirmou. “Vamos eliminar os bolsões de pobreza e acelerar o desenvolvimento de regiões ainda acanhadas”. (Com AEN)


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

18 de abril de 2024

Festa das Associações traz shows nacionais para Ivaí neste fim de semana

Arquivo

18 de abril de 2024

Fundação Municipal de Saúde confirma 1ª morte por dengue em Ponta Grossa

Arquivo

18 de abril de 2024

Região de Ponta Grossa deve assumir liderança na produção estadual de cevada

Divulgação

17 de abril de 2024

Prefeitura de PG anuncia telemedicina para atendimento à saúde da população

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos