17 de setembro de 2020

Ponta Grossa tem cinco candidatos a Prefeitura

Arquivo

Com o término do prazo das convenções partidárias, a Prefeitura de Ponta Grossa será disputada por cinco candidatos: Márcio Pauliki (SD), Mabel Canto (PSC), Professora Elizabeth Schmidt (PSD), Professor Edson Silva (PT) e Professor Gadini (PSOL). A disputa é equilibrada e deve ir para o segundo turno.

Com o término do prazo das convenções partidárias, a Prefeitura de Ponta Grossa será disputada por cinco candidatos na eleição de novembro: Márcio Pauliki (SD), Mabel Canto (PSC), Professora Elizabeth Schmidt (PSD), Professor Edson Silva (PT) e Professor Gadini (PSOL).

MÁRCIO PAULIKI – A Coligação “União de Forças por Ponta Grossa” de Márcio Pauliki (SD) é formada pelo SD, Republicanos, Patriota, PRTB, DEM, PTB, PTC, PROS, PL e PSL, e possui o maior tempo no horário eleitoral. Empresário e ex-deputado, Pauliki tem como candidato a vice o vereador Ricardo Zampieri (Republicanos), trazendo o apoio da direita da cidade. O empresário, que já foi candidato a prefeito em 2012 ficando em terceiro lugar, propõe uma gestão técnica. Pauliki foi a grande revelação da reta final das convenções, conquistando os apoios de importantes partidos como o PSL, PL e Republicanos, da base de apoio do governador Ratinho Júnior (PSD).

MABEL CANTO – A Coligação PSC, Podemos, PSB, PP, Cidadania e PMB têm como candidata a prefeita a deputada estadual Mabel Canto (PSC), filha do ex-deputado e ex-prefeito Jocelito Canto. Eleita pela primeira vez deputada em 2018 com a promessa de cumprir integralmente o mandato, a jovem conta com o apoio do deputado federal Aliel Machado (PSB), que desistiu de ser candidato a prefeito. Ela tem como candidato a vice o vereador Pietro Arnaud (PSB), que cumpre o seu segundo mandato de vereador. Mabel propõe uma administração “do bairro para o centro”.

PROFESSORA ELIZABETH – A Coligação ‘Somos Todos Ponta Grossa’, da candidata a prefeita Elizabeth Schmidt, atual vice-prefeita, é formada PSD, PSDB, PV e Avante. Elizabeth é a candidata do governo municipal e estadual à sucessão do prefeito Marcelo Rangel (PSDB), e tem como candidato a vice o Capitão Saulo Hladyszwski, da Polícia Militar. Embora conte com os apoios de Rangel e do governador Ratinho Júnior, ela possui a metade do tempo que os outros dois principais concorrentes a Prefeitura, e o desafio de passar para o segundo turno, será ainda maior. A candidata vai defender as obras e conquistas da atual administração com a proposta de dar continuidade aos programas e fazer Ponta Grossa avançar ainda mais.

PROFESSOR EDSON SILVA – O candidato da Coligação “Ponta Grossa, uma cidade para você” (PT/PCdoB), têm como candidato a prefeito o Professor Edson Silva, e a vice o Pastor comunista João Carlos Andrade. O candidato do PT possui quase o mesmo tempo no horário eleitoral que a candidata do governo Professora Elizabeth, e o apoio do ex-deputado e ex-prefeito Péricles de Mello (PT). Professor Edson é historiador formado pela Universidade Estadual de Ponta Grossa e atua como professor na mesma instituição desde 1987. Ele afirma que irá buscar o voto das pessoas que acreditam em uma sociedade menos desigual e com mais justiça social.

PROFESSOR GADINI – O candidato do PSOL é o Professor Sérgio Gadini, que tem como candidato a vice o também Professor Lineu Kieras. Gadini é jornalista e professor da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Em 2016, disputou a Prefeitura e fez aproximadamente 7% dos votos válidos, mais de 12 mil votos. A proposta do PSOL é de uma cidade solidária, na defesa da política por compromisso comunitário a serviço da maioria da população de Ponta Grossa.

EQUILÍBRIO – A disputa é equilibrada e deve ir para o segundo turno. Existe uma vantagem dos candidatos Márcio Pauliki e Mabel Canto sobre a candidata do prefeito e do governador, Professora Elizabeth, que terá o desafio de crescer com a metade do tempo no horário eleitoral. Os candidatos do PT e PSOL também tendem a crescer, principalmente após a desistência do deputado federal Aliel Machado de concorrer ao cargo.


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

26 de abril de 2024

17ª ExpoFrísia propõe discussões sobre o mercado leiteiro

Divulgação

25 de abril de 2024

Código Estadual do Autismo é aprovado em redação final e segue para sanção

Divulgação

25 de abril de 2024

Obras de asfalto iniciam em ruas do Tânia Mara em PG

Arquivo

24 de abril de 2024

Prefeitura anuncia a construção de duas Unidades de Saúde em Ponta Grossa

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos