19 de janeiro de 2021

Ponta Grossa recebe doses da vacina e inicia a aplicação em profissionais de saúde

Divulgação

Os próprios servidores das unidades de saúde realizarão a imunização. A partir de amanhã, 20, os hospitais já poderão fazer a retirada do material. A primeira dose de vacina contra a Covid-19 foi aplicada na enfermeira Terezinha Pelinski da Silveira, enfermeira do Hospital Universitário da UEPG desde 2009.

Na manhã de hoje, 19, em um momento histórico para a população pontagrossense, a Prefeitura Municipal, através da Fundação de Saúde (FMS), recebeu 3.850 doses da vacina contra o coronavírus. Essa quantidade será suficiente para as primeiras doses da vacinação, que será aplicada nos profissionais de saúde da linha de frente do combate a Covid-19. Quem repassou as doses ao Município foi a 3ª Regional da Secretaria de Estado da Saúde.

As vacinas foram levadas para a Central de Imunização, onde ela está estocada e guardada nas câmeras térmicas, que mantém a conservação das vacinas na temperatura adequada. Durante toda a tarde, as vacinas foram conferidas para verificar a quantidade e o lote, posteriormente lançadas no sistema. “A partir deste momento elas podem ser disponibilizadas para as unidades vacinadoras para começarem a ser aplicadas nos profissionais de saúde”, diz o coordenador da Atenção Primária, Thiago Bueno. As retiradas iniciarão amanhã, 20.

As equipes dos estabelecimentos de saúde irão vacinar os profissionais. “Nos informamos o nome de cada profissional que está sendo vacinado, portanto iniciaremos com os profissionais que estão mais expostos ao coronavírus, ou seja, os profissionais que estão em maior tempo expostos, por exemplo, aqueles que trabalham na UTI, 12h de plantão, trabalhando com a vida dos contaminados de coronavírus. Posteriormente, assim que tivermos os profissionais de saúde já vacinados, vacinaremos os de menor grau de exposição, mas que ainda assim atendem a população com sintomas respiratórios”, explica o secretário de Saúde, Dr. Rodrigo Manjabosco.

A segunda dose da vacina deve ser aplicada daqui 21 dias. Assim que o Governo do Estado tenha posse dessas vacinas, pois depende de uma logística do Ministério da Saúde para que sejam entregues aos municípios. A expectativa de término da vacinação dos grupos prioritários, na primeira fase, é até maio e, posteriormente, o restante da população, levando, no mínimo, 8 meses.

“Temos verdadeiramente uma nova arma, uma ferramenta importante para trabalhar e enfrentar o coronavírus. A vacina traz uma mudança no perfil da doença, fazendo com que a gente possa ter um alento e saber que em algum momento, sim, nós venceremos essa doença”, declara a prefeita Elizabeth Schmidt (PSD).

A FMS alerta a necessidade de dar continuidade nas recomendações sanitárias e decretos municipais. “Estamos em um momento delicado, onde temos um número grande de novos casos por dia, com internamentos bastante importante, muitas pessoas necessitando de auxílio e atendimento médico. É importante as pessoas entenderem que vai depender muito do compromisso de todos, como sociedade, de respeitar as determinações dos decretos e as orientações sobre o contágio para que a gente possa viver momento mais tranquilos daqui para frente”, destaca Manjabosco.

Hoje também aconteceu a primeira vacinação, ato simbólico, na enfermeira do Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais (HURCG), Terezinha a Silveira, 56 anos, que trabalha na UTI de atendimento de pacientes com o vírus. Ela havia contraído a doença, necessitou de internamento e hoje está recuperada.


Primeira vacinada contra Covid-19 em Ponta Grossa é profissional do HU-UEPG

A primeira dose de vacina contra a Covid-19 será aplicada na enfermeira Terezinha Pelinski da Silveira. Terezinha é enfermeira do Hospital Universitário da UEPG desde 2009, quando foi criado o então Hospital Regional dos Campos Gerais. Durante a pandemia, assumiu a coordenação da Clínica Covid, participando da implantação dos leitos exclusivos para a doença em abril de 2020. Em julho, Terezinha teve diagnóstico positivo para Covid-19 e ficou internada na Unidade de Terapia Intensiva do HU-UEPG, onde foi tratada por seus colegas de trabalho.

Foi a enfermeira Letícia Vacelkoski, coordenadora do Pronto Atendimento do HU, que atendeu Terezinha no momento da internação. “Foi uma pressão muito grande ver naquela situação uma pessoa que está com você em todas as reuniões, o tempo inteiro, quase todos os dias. Foi realmente um choque”, lembra.  Terezinha retornou ao trabalho nos leitos clínicos para pacientes positivos ou suspeitos de infecção pelo novo coronavírus em outubro de 2020.

“É um privilégio receber a vacina, é uma esperança para toda a sociedade”, comemora Terezinha. A enfermeira ressalta o papel do SUS, “que deve ser a força do país durante a pandemia. É um sinal de esperança para todos os servidores que trabalharam duro por tanto tempo. A nossa equipe agora está ainda mais preparada para ajudar a comunidade a enfrentar essa doença”, completa.

O reitor da UEPG, professor Miguel Sanches Neto, assinala que a vacinação é uma afirmação na crença na ciência e no SUS. “O fato de escolhermos, em conjunto com a prefeita Elizabeth Schmidt, a enfermeira Terezinha, é uma forma de prestar homenagem a ela, pela trajetória profissional e por sua atuação na pandemia, e a todos os profissionais de saúde do HU-UEPG, que estão na linha de frente”, complementa.

“O início da vacinação renova a esperança em todos nós. Vacinar prioritariamente os profissionais que enfrentam há meses o dia-a-dia no atendimento de pacientes com a Covid-19 proporciona ânimo as equipes e gera uma ótima expectativa na população”, enfatiza o diretor geral do HU, professor Sinvaldo Baglie. “Todos os profissionais do HU se sentem representados pela escolha da Terezinha como primeira a ser imunizada, já que ela faz parte da história do Hospital Universitário”.

O plano de imunização em Ponta Grossa prevê que 2.850 profissionais da saúde recebam a vacina na primeira fase. Já na 3ª Regional de Saúde, que abrange Ponta Grossa e outros 11 municípios da região, cerca de 11,5 mil pessoas devem ser vacinadas neste primeiro momento, sendo que 10.950 são profissionais da saúde e outros 550 são idosos que vivem em asilos. (Com assessorias)

Compartilhe



Últimas notícias

Arquivo

24 de abril de 2024

Prefeitura anuncia a construção de duas Unidades de Saúde em Ponta Grossa

Divulgação

24 de abril de 2024

Ponta Grossa terá duas novas Unidades de Saúde a pedido de Aliel

Arquivo

24 de abril de 2024

Fundação Municipal de Saúde confirma a 2ª morte por dengue em Ponta Grossa

Divulgação

24 de abril de 2024

EPR Litoral Pioneiro apresenta diretrizes para a prefeita Elizabeth

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos