24 de maio de 2020

Ponta Grossa alcança 60 casos de coronavírus e UTIs do HU estão com 90% da capacidade

Arquivo

O Paraná tem o terceiro menor índice do País em casos por 100 mil habitantes e a segunda menor taxa de óbitos pela mesma faixa populacional, segundo o Ministério da Saúde.

Neste domingo, 24, Ponta Grossa registrou cinco novos casos do novo coronavírus, totalizando 60 casos positivos. Ontem, 23, um novo caso foi registrado.

Confira abaixo o perfil dos novos pacientes com a Covid-19:

– 55º caso sexo masculino, 57 anos, importado do interior de São Paulo. Caso ambulatorial. Segue em isolamento domiciliar e monitorado pela equipe da Unidade de Saúde e Epidemiologia.

– 56º caso: sexo masculino, 52 anos, importado (viajou para São Paulo e Bahia). Caso hospitalizado em UTI.

– 57º caso: sexo feminino, 28 anos, profissional de saúde. Caso ambulatorial. Segue em isolamento domiciliar e monitorada pela equipe da Unidade de Saúde e Epidemiologia.

– 58º caso: sexo feminino, 20 anos, contato de caso confirmado. Caso ambulatorial. Segue em isolamento domiciliar e monitorada pela equipe da Unidade de Saúde e Epidemiologia.

– 59º caso: sexo masculino, 24 anos, contato de caso confirmado. Caso ambulatorial. Segue em isolamento domiciliar e monitorado pela equipe da Unidade de Saúde e Epidemiologia.

– 60º caso: sexo masculino, 33 anos, contato de caso confirmado. Caso ambulatorial. Segue em isolamento domiciliar e acompanhado pela equipe da Unidade de Saúde e Epidemiologia.

Segundo boletim da Fundação Municipal de Saúde (FMS) divulgado hoje, haviam 35 pessoas recuperadas da Covid-19 em Ponta Grossa. Vinte e quatro casos estão em isolamento domiciliar. Um caso está internado em Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Outros dois casos hospitalizados são suspeitos da doença. E 1.536 pessoas estão sendo monitoradas. Não há nenhum óbito da doença, um óbito é considerado suspeito e 16 óbitos foram descartados. Agora são 18 profissionais de saúde contaminados com a Covid-19, 30% do total de casos.

Ainda segundo o boletim, foram realizados 425 testes laboratoriais pelo método RT-PCR, sendo 43 confirmados, 27 suspeitos e 355 descartados. Também foram aplicados 107 testes rápidos, sendo 17 confirmados e 90 descartados.

UTIs HU-UEPG – Nove, dos dez leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Ala Covid do Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (HU-UEPG) estão ocupados. Um dos pacientes é morador de Ponta Grossa e os demais oito são moradores da região dos Campos Gerais, área de abrangência da atuação do hospital. Outros 02 pacientes estão internados em leitos clínicos do hospital, cuja capacidade é de 25 leitos. Destes pacientes, 03 testaram positivo e 08 são considerados suspeitos.

O HU-UEPG, por meio da sua assessoria, informou ontem que o plano de ação do hospital prevê: remanejamento de pacientes confirmadamente negativos para Covid, de acordo com protocolo que contempla critérios clínicos, laboratoriais e de imagem, para outros setores do Hospital; envio de mais equipamentos para UTI, respiradores e monitores dentre outros, pelo Governo e abertura de novos leitos; e a contratação de profissionais para atuação nos novos leitos. (Com assessorias)


Paraná registra 153 mortos e 3.212 casos desde o início da pandemia

A Secretaria de Estado da Saúde confirmou, neste domingo, 24, mais 114 casos de Covid-19, e excluiu uma notificação feita em duplicidade. Acumulado, o número de pacientes chega a 3.212, em 213 cidades paranaenses. Em 74 dias, desde o primeiro paciente confirmado, a média é de 43,4 novos contaminados pelo vírus Sars-CoV-2 por dia. Um caso confirmado no dia 17, em Rio Branco do Sul, foi excluído pois verificou-se ter sido registrado em duplicidade.

ÓBITOS – Desde o primeiro registro de óbito pela Covid-19 até o 153ª paciente que morreu em decorrência da doença, passaram-se 59 dias, aproximadamente 2,7 óbitos por dia. Em todo o Paraná, 59 cidades têm ao menos um registro de morte em decorrência da infecção. A idade média das pessoas que morreram em decorrência da Covid-19 é de 68 anos de idade.

São três óbitos informados neste domingo, dois homens e uma mulher. Uma paciente, de 56 anos, que residia em Santa Mariana foi a óbito ontem, 23. Um homem que morava em Braganey, de 62 anos, também morreu ontem e o outro homem, tinha 74 anos e residia em Francisco Beltrão na quinta-feira, 21.

O secretário de Saúde, Beto Preto, explica que o Estado registra crescimento de casos de pessoas com a doença. “Peço à população que compreenda e participe conosco no enfrentamento ao novo coronavírus. Embora alguns locais estejam abertos, tenham a consciência do risco que se colocam ao deixar a sua casa para alguma atividade fora. Reforço, somente saia em extrema necessidade”.

INTERNAMENTOS – 238 pacientes com diagnóstico confirmado para Covid-19 estão internados neste domingo: 164 em leitos pelo SUS (sendo 58 UTI e 106 leitos clínicos) e 68 na rede privada (sendo 33 UTI e 35 em leitos clínicos).

OCUPAÇÃO LEITOS SUS – além dos 238 pacientes internados confirmados Covid-19, há outros 503 em leitos do SUS exclusivos e não exclusivos para Covid-19 no Estado, sendo 210 em UTI e 293 em leitos clínicos.

MUNICÍPIOS – 213 cidades paranaenses que têm ao menos um caso confirmado pela Covid-19. Em 59 municípios há registro de óbitos pela doença.

As novas confirmações são nas cidades: Almirante Tamandaré (2), Anahy (2), Araucária (3), Bela Vista do Paraíso (1), Cambé (1), Cascavel (10), Centenário do Sul (1), Cianorte (3), Congonhinhas (1), Cornélio Procópio (2), Cruzeiro do Oeste (1), Curitiba (27), Diamante do Sul (2), Francisco Beltrão (1), Guapirama (1), Guaraniaçu (2), Ibiporã (1), Imbituva (1), Jacarezinho (1), Japurá (1), Jataizinho (1), Londrina (15), Mandaguari (1), Maria Helena (5), Maringá (2), Matinhos (1), Pinhais (3), Piraquara (3), Pitanga (1), Ponta Grossa (2), Quitandinha (1), São José dos Pinhais (3), Sapopema (3), Tamarana (1), Tapejara (1), Telêmaco Borba (1), Tijucas do Sul (2), Umuarama (3), Wenceslau Braz (1).

FORA DO PARANÁ – Um residente de São Paulo, que foi atendido em Londrina teve a confirmação da doença, total é de 48. Três pessoas que foram atendidas no Paraná e residem fora do estado foram a óbito.

Os municípios de Quarto Centenário e Terra Boa não apareceram no informe epidemiológico de 23/05/2020, mas já constavam no monitoramento do CIEVS/DAV/SESA com casos confirmados. Na edição final do arquivo o espaço de visualização foi reduzido deixando as duas cidades de fora do documento.

Confira o informe completo clicando AQUI. (Com AEN)

Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

25 de abril de 2024

Código Estadual do Autismo é aprovado em redação final e segue para sanção

Divulgação

25 de abril de 2024

Obras de asfalto iniciam em ruas do Tânia Mara em PG

Arquivo

24 de abril de 2024

Prefeitura anuncia a construção de duas Unidades de Saúde em Ponta Grossa

Divulgação

24 de abril de 2024

Ponta Grossa terá duas novas Unidades de Saúde a pedido de Aliel

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos