20 de abril de 2017

Pietro pede que TCE-PR anule nomeações de cargos comissionados da Prefeitura

Arquivo

Representação refere-se ao período em que município extrapolou limites de despesa de pessoal constantes da Lei de Responsabilidade Fiscal

O vereador Pietro Arnaud (Rede) protocolou ontem no Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), medida cautelar solicitando a anulação de todas as nomeações em cargos comissionados que tenham sido realizadas durante o período em que o município de Ponta Grossa extrapolou os limites de despesa de pessoal constantes da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF – Lei Complementar 101, de 4 de maio de 2000). A representação também pede que seja determinado ao município que se abstenha de realizar novas contratações até que o Tribunal de Contas julgue o mérito da solicitação do vereador.

Pietro lembra que o TCE/PR publicou, na última terça-feira, 18, Alerta assinado pelo relator, desembargador Ivan Lelis Bonilha, informando que o município extrapolou o limite de 54% da Receita Corrente Líquida (RCL) com despesas de pessoal, em 2016, e que, por isso, “deve seguir as determinações constitucionais” (Processo 989694/16, protocolado em 9 de dezembro de 2016; disponível no endereço eletrônico http://www1.tce.pr.gov.br/noticias/ponta-grossa-foz-sao-jose-dos-pinhais-e-outros-17-municipios-recebem-alerta/4917/N).

“Durante todo o ano de 2017, o prefeito [Marcelo Rangel, PPS] já nomeou mais de 220 cargos comissionados”, diz Pietro, na representação. “Apenas nos últimos nove dias, entre 10 de abril até hoje [ontem, 19], o município nomeou mais de 11 cargos comissionados”, completa.

CONSTITUIÇÃO – Pietro argumenta que o parágrafo único do artigo 22 da LRF estabelece que, quando a despesa total com pessoal exceder em 95% do limite de 54% da Receita Corrente Líquida, “é vedado ao município: concessão de vantagens, aumentos, reajuste ou adequações de remuneração a qualquer título; criação de cargo, emprego ou função; alteração de estrutura de carreira que implique aumento de despesa; provimento de cargo público, admissão ou contratação de pessoal, ressalvada reposição de aposentadoria ou falecimento de servidores nas áreas de educação, saúde e segurança; e contratação de hora extra, ressalvadas exceções constitucionais”. Já, de acordo com o artigo 23 da LRF, se a despesa total com pessoal, “do Poder ou órgão referido no artigo 20, ultrapassar os limites definidos no mesmo artigo, sem prejuízo das medidas previstas no artigo 22, o percentual excedente terá de ser eliminado nos dois quadrimestres seguintes, sendo pelo menos um terço no primeiro, adotando-se, entre outras, as providências previstas nos parágrafos 3º e 4º do artigo 169 da Constituição [Federal]”.

“No caso do município de Ponta Grossa, segundo o Alerta do Tribunal, foi ultrapassado os 54% da Receita Corrente Liquida […], tendo o gestor dois quadrimestres para eliminar o excedente, sendo um terço no primeiro, adotando as medidas constitucionais”, afirma Pietro. “Ou seja, desde a situação de Alerta do município, todas as nomeações são nulas de pleno direito, uma vez que não respeitam o princípio da legalidade”, salienta. (Com assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

20 de abril de 2024

Tenda na UPA Santa Paula agiliza atendimentos de casos suspeitos de dengue

Divulgação

20 de abril de 2024

Prefeitura anuncia instalação de nova unidade do Grupo Muffato em Ponta Grossa

Divulgação

19 de abril de 2024

Ponta Grossa conquista Prêmio Prefeitura Empreendedora

Divulgação

19 de abril de 2024

Programa de Inglês da Prefeitura de PG avança e apresenta novo material didático

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos