12 de setembro de 2019

Patrulha Animal: Prefeitura amplia rede de atendimentos para animais de rua

Divulgação

Projeto inicia as atividades a partir de segunda-feira, 16, das 8h às 22h, e conta com uma ambulância e uma equipe de 15 médicos veterinários ligados a Prefeitura.

A Prefeitura de Ponta Grossa, através da Fundação Municipal de Saúde (FMS), lançou ontem, 11, mais um projeto de atendimento aos animais de rua. Desta vez a iniciativa é na área de urgência e emergência, e foi chamada de Patrulha Animal. O serviço será realizado todos os dias, iniciando suas atividades na próxima segunda-feira, 16, das 8h às 22h.

“O novo serviço é um marco para a cidade, porque a partir de agora se torna uma política de atendimento de animais em situação em risco, completando todo o quadro de atendimento, desde do Centro de Referência de Animais em Risco (CRAR) e agora terá o resgate em casos de urgência e emergência”, comenta o prefeito Marcelo Rangel (PSDB).

O projeto conta com uma ambulância e uma equipe de 15 médicos veterinários ligados a Prefeitura, sendo eles concursados e residentes. “A equipe trabalha em sintonia na causa dos animais. Todos graduados e com experiência em resgate de animais. Para a comunidade é um ganho poder contar com este serviço, público, gratuito e acionado de modo fácil, para que os animais sejam socorridos e recebam o primeiro atendimento de maneira humanitária”, comenta a presidente da FMS, Angela Pompeu.

O foco do trabalho será com os animais de rua com algum tipo de trauma ou em situação de risco. O acionamento do serviço será através da Guarda Municipal, pelo telefone 153.

Para o atendimento destes animais foi adquirido alguns equipamentos e insumos necessários procedimentos de urgência e emergência: sistema de provisão oxigênio, monitor multiparametro com capnografia, bombas de infusão, mordaça, cambão, ambú reanimador manual e sondas endotraqueais. Todos irão compor a ambulância. “Com esta estrutura atende-se um grande anseio da população e das equipes. Agora elas podem atuar em um equipamento especializado e equipado. Isso mostra a valorização dos animais, da população e dos profissionais que trabalham com isso no Município. A ambulância atenderá todos os animais de rua, sendo cães, gatos e equinos. Já os animais silvestres continuam sendo atendidos pela Polícia Ambiental”, comenta o médico veterinário, Carlos Coradassi.

Hoje, a Prefeitura atende cerca de 12 ocorrências por semana entre resgate e atendimentos.

OUTROS SERVIÇOS – A Prefeitura Municipal também conta com as castrações através do projeto Castramóvel e do Vet-Amigo, onde clinicas conveniadas realizam os procedimentos. As castrações dos animais são para as famílias de baixa renda que tenham interesse em castrar seus animais. Além disso, foi inaugurado o Centro de Referência de Animais em Risco, onde os profissionais técnicos resgatam animais que passaram por maus-tratos ou geram algum tipo de transtorno para a sociedade. O CRAR é um ambiente transitório, onde os animais passam por tratamento, recebem vermífugos, são microchipados e ficam disponíveis para adoção. (Com assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

26 de abril de 2024

Ratinho Junior e Sandro Alex inauguram nova pavimentação da PR-364 entre São Mateus do Sul e Irati

Divulgação

26 de abril de 2024

Shows nacionais movimentam São João do Triunfo neste fim de semana

Divulgação

26 de abril de 2024

Secretária de Cultura do PR conhece unidades culturais de Ponta Grossa

Divulgação

26 de abril de 2024

Carambeí formaliza adesão ao programa que possibilita ampliar vendas da agroindústria

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos