24 de outubro de 2019

Parque Ecotecnológico de Ponta Grossa vai fortalecer a inovação

Divulgação

Foram assinados os protocolos para instalação dos primeiros empreendimentos no local. O parque foi um dos credenciados pelo Governo do Estado.

Foram assinados ontem, 23, em solenidade com o governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD), os protocolos para instalação dos primeiros empreendimentos do Parque Ecotecnológico Professor Sérgio Escorsim, em Ponta Grossa, nos Campos Gerais. O espaço foi credenciado pelo Governo do Estado na semana passada, junto com outros 17 parques tecnológicos que compõem o ecossistema de inovação do Paraná.

Na cerimônia, o governador formalizou a entrega o certificado provisório de credenciamento, que tem duração de dois anos e vai permitir o acesso a recursos estaduais, além de fomentar ecossistemas mais unificados e sofisticados para que empresas, incubadoras e instituições de pesquisa compartilhem conhecimento, equipamentos e recursos.

O governador afirmou que o espaço vai contribuir para fortalecer a inovação no Paraná. “É um momento único para o fortalecimento dos parques no Paraná. O Estado está se transformando em um grande polo de tecnologia e startups”, afirmou Ratinho Jr. “Ponta Grossa, com o volume de indústrias e de investimentos que recebe, merece uma estrutura como essa, que une a academia a empresas e boas iniciativas na área de tecnologia”, salientou.

EXPECTATIVA – O prefeito Marcelo Rangel (PSDB) destacou que a expectativa de ocupação da área por empresas de tecnologia é grande, ampliando os investimentos no Município. “Uma das primeiras a se instalarem aqui será a Cosan, que detém um dos principais aplicativos de logística do mundo e tem potencial de se tornar mais um unicórnio no Brasil, como são chamadas as empresas de tecnologia que atingem US$ 1 bilhão de valor de mercado”, disse.

“A empresa estava indo para São Paulo, mas conseguimos segurá-la aqui, para se instalar em uma área de 50 mil metros quadrados”, afirmou.

EMPRESAS – Os primeiros protocolos assinados são para a instalação das empresas Frísia e KMM Engenharia de Sistemas, parceira da Cosan, além de uma unidade do Sebrae. Também foram destinadas áreas para a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e para a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Elas comporão a estrutura do parque, que funcionará em uma área de 736 mil metros quadrados.

MICRO E PEQUENAS – O vice-governador Darci Piana (PSD), que preside o Conselho Deliberativo do Sebrae, ressaltou que o espaço também ajudará as micro e pequenas empresas, que são o foco da entidade. “O Sebrae não tem uma área à altura da cidade de Ponta Grossa, e o Parque Ecotecnológico veio a calhar. A nova sede terá toda a capacidade tecnológica, com tudo aquilo que há de melhor em termos de apoio às pequenas e microempresas e também à inovação”, explicou.

INCUBADORAS – Quase metade da área do Parque Ecotecnológico será destinada para a instalação de incubadoras tecnológicas, permitindo que setores de tecnologia e pesquisa atuem de forma conjunta, o que deve atrair novos investimentos ao município. Além das duas universidades, o espaço também deverá contar com uma sede do Instituto Federal do Paraná (IFPR). (Com AEN)


Compartilhe



Últimas notícias

Arquivo

22 de abril de 2024

Tenda instalada na UPA Santa Paula já abrigou mais de mil atendimentos em PG

Arquivo

22 de abril de 2024

José Elizeu Chociai ‘bota um pé em cada canoa’

Arquivo

22 de abril de 2024

MDB sobre forte ataque de Ratinho Junior e Marcelo Rangel

Arquivo

20 de abril de 2024

Tenda na UPA Santa Paula agiliza atendimentos de casos suspeitos de dengue

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos