31 de outubro de 2019

Parcerias com municípios reforçarão a vigilância sanitária no Paraná

Divulgação

Com a suspensão da vacinação contra a febre aftosa, Estado terá de ampliar cuidados sanitários, disse o secretário da Agricultura e do Abastecimento no encontro Governo 5.0, que reúne prefeitos, em Foz do Iguaçu. Novo status permitirá novos mercados na cadeia de exportação das carnes.

A suspensão da vacinação contra a febre aftosa nos rebanhos do Paraná e a necessidade de ampliar a vigilância sanitária nos municípios foram os destaques da apresentação do secretário de Estado da Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara, hoje, 31, no encontro Governo 5.0, em Foz do Iguaçu. O novo status sanitário, que culminará no selo de área livre de vacinação em 2021, permitirá ao Paraná alcançar novos mercados na cadeia de exportação das carnes.

Com o fim da vacinação, o Paraná inicia campanha de cadastramento obrigatório de um rebanho de 9,2 milhões de cabeças, com vigilância sanitária redobrada, que começa amanhã, 1º. A medida acontecerá duas vezes por ano, nos meses de maio e novembro, e ficará a cargo da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), com apoio dos municípios.

“Menos dinheiro e mais parcerias são as principais mensagens para os prefeitos. Agricultura é pesquisa, assistência, inovação e sanidade. Temos que apoiar quem mais precisa no campo, com ambientes sanitariamente corretos, além da preocupação com os mais vulneráveis”, afirmou Norberto Ortigara. “Nosso agronegócio ganhará novo status nos próximos anos, vamos subir de patamar, e precisamos estar preparados para esse momento”.

FORTALECIMENTO – O secretário também destacou as ações do Estado para o fortalecimento das pequenas cooperativas e associações familiares, e as novas estruturas da fruticultura, silvicultura e horticultura. “Temos que desenvolver tudo aquilo que coopera para que o Estado e municípios tenham agendas comuns, somando reforços, recursos e técnicos. Agricultura trata de gente que precisa de apoio para se fortalecer cada vez mais”, complementou.

Ortigara também citou a preocupação com quem ainda não se alimenta direito no Estado e a compra, com distribuição simultânea, a partir de 2020, de cozinhas comunitárias, restaurantes populares e três merendas nas escolas.

“Planejamos o crescimento da agricultura familiar e o incentivo aos orgânicos. O Paraná se comprometeu a utilizar 100% de alimentos orgânicos nas merendas até 2030. Há uma atenção humana e técnica, uma força de todos os poderes”, afirmou o secretário. “Os nossos programas pensam no desenvolvimento social e sustentável”.

ENERGIA – Ele ainda citou o programa Paraná Trifásico, de modernização do sistema elétrico na área rural e que envolve R$ 2,1 bilhões e a implantação de 25 mil quilômetros de rede trifásica em todo o Estado. Também lembrou a introdução qualificada da irrigação no campo e o apoio às grandes cooperativas para aumentar a industrialização dos alimentos. “Temos uma visão muito ampla do desenvolvimento rural. O Estado não é apenas um financiador, mas a soma de recursos humanos e financeiros permite uma agenda mais positiva. A agricultura é muito cara a todos os paranaenses, e nós estamos fazendo ela ser ainda mais pujante para o Paraná”, asseverou.

MAIS CIDADES – Ortigara também afirmou que o governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) estabeleceu como meta usar parte dos R$ 351 milhões do programa Paraná Mais Cidades para aumentar a trafegabilidade das estradas rurais, fundamentais para o escoamento das produções agrícolas e da pecuária. (Com AEN)


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

25 de abril de 2024

Código Estadual do Autismo é aprovado em redação final e segue para sanção

Divulgação

25 de abril de 2024

Obras de asfalto iniciam em ruas do Tânia Mara em PG

Arquivo

24 de abril de 2024

Prefeitura anuncia a construção de duas Unidades de Saúde em Ponta Grossa

Divulgação

24 de abril de 2024

Ponta Grossa terá duas novas Unidades de Saúde a pedido de Aliel

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos