16 de março de 2018

Paraná recebe nota AA+ da Fitch, a maior classificação do País

Divulgação

Avaliação da agência internacional deixa o Estado a apenas um degrau do nível máximo para a classificação de risco. Agência destaca o baixo nível de endividamento, a contribuição do Paraná para o PIB do Brasil e a política de transparência de dados

A agência internacional de classificação de risco Fitch, uma das maiores do setor, anunciou ontem que manteve o rating nacional de longo prazo do Paraná em AA+ (bra), com perspectiva estável. Com isso, o Estado garante a melhor nota entre as unidades avaliadas pela instituição no Brasil, e fica a apenas um degrau do nível AAA, que é o grau máximo de classificação de risco da agência.

“É um reconhecimento muito importante para o Paraná, e que reafirma o acerto das medidas de ajuste fiscal que implantamos no Estado. Com austeridade e responsabilidade, mantivemos o equilíbrio das contas públicas e hoje temos uma situação financeira muito diferenciada em comparação com os demais estados brasileiros”, afirmou o governador Beto Richa (PSDB).

Para o secretário estadual da Fazenda, Mauro Ricardo Costa, a nota positiva reflete todos os esforços realizados pelo governo para evitar que a crise econômica atingisse o Paraná de forma mais aguda.  “A nota positiva do Paraná é mais um reflexo dos resultados obtidos com o ajuste fiscal realizado no Estado, focado principalmente em redução de despesas de custeio e em aumento de receitas e de investimentos”, disse Costa.

SUPERAVIT – A Fitch destacou, no texto em que divulgou a nota do Paraná, que as margens operacionais do Estado estão “em linha com os pares internacionais”. “Em 2017, o Paraná registrou um superavit fiscal de 6,1%”, informou a agência.

O baixo endividamento do Estado também ganhou destaque. “O Paraná apresenta uma adequada sustentabilidade da dívida”, diz a Fitch, citando que o Paraná foi beneficiado pela recente renegociação com o Governo Federal.

“A contribuição do Estado para o PIB do Brasil tem sido bastante estável nos últimos cinco anos”, afirma a agência, que também ressalta a política de transparência de dados. “As práticas de divulgação de informações são compatíveis com pares nacionais e internacionais, uma vez que a informação financeira está totalmente disponível e é atualizada com frequência.”

BRASIL – Como a Fitch revisou recentemente a nota de crédito soberano do Brasil para baixo, de BB para BB- com perspectiva estável, a nota internacional do Paraná também passou a ser BB-. A nota internacional sempre está limitada ao rating do Brasil, por não poder ser superior a ele.

Além do Paraná, a Fitch avalia outros quatro Estados brasileiros. São Paulo tem classificação nacional AA, Santa Catarina e Maranhão estão com a nota AA- e o Rio de Janeiro foi classificado como C. Os municípios de São Paulo e do Rio de Janeiro estão avaliados com AA. (Com AEN)


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

19 de abril de 2024

Ponta Grossa conquista Prêmio Prefeitura Empreendedora

Divulgação

19 de abril de 2024

Programa de Inglês da Prefeitura de PG avança e apresenta novo material didático

Divulgação

18 de abril de 2024

Festa das Associações traz shows nacionais para Ivaí neste fim de semana

Arquivo

18 de abril de 2024

Fundação Municipal de Saúde confirma 1ª morte por dengue em Ponta Grossa

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos