21 de novembro de 2019

Paraná quer replicar modelo espanhol de integração tecnológica

O governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) visitou hoje, 21, o centro de inovação 22@, em Barcelona, na Espanha, e apresentou à equipe local o ecossistema de inovação do Paraná, que conta com 18 parques tecnológicos, programas de financiamento de startups e o circuito de universidades estaduais. O objetivo é estabelecer pontes entre as iniciativas do Estado e o distrito de pesquisa em urbanismo, educação, mobilidade e sustentabilidade, considerado um dos mais bem-sucedidos da Europa.

Ratinho Jr. foi recebido pelo presidente do centro, Josep Miquel Piqué, que apresentou o projeto e o modelo de recuperação de áreas degradas nos municípios. O 22@ é resultado da revitalização de 200 hectares de uma área industrial que era considerada obsoleta. O espaço foi transformado a partir da atração de projetos de pesquisa, conhecimento e inovação, e foi fundamental para revolucionar o ecossistema urbanístico, social e de inovação da cidade.

“Entendemos a metodologia utilizada em Barcelona para a instalação desse projeto. A ideia é integrar ainda mais as nossas universidades estaduais, nossos ativos, e também utilizar prédios ociosos do Estado e dos municípios para recuperar áreas degradas e aproximar mais os atores governamentais da iniciativa privada”, afirmou Ratinho Jr. “Podemos replicar essa iniciativa num formato mais modesto, mas que seja capaz de revolucionar algumas cidades”.

O governador acrescentou que a administração estadual pretende unir cada vez mais a produção científica das universidades (estaduais e privadas), as estruturas municipais e o setor privado em prol de uma agenda que gere soluções mais eficientes para as diversas áreas, na educação, saúde, turismo, infraestrutura e agronegócio.

SMART CITY – A visita aconteceu no âmbito da Smart City Expo Barcelona, maior exposição global sobre mobilidade, inovação, desenvolvimento urbano, transformação digital, inclusão e cidades compartilhadas. O congresso global abre espaço para cidades inteligentes de todo o mundo mostrarem suas experiências exitosas e promove debates sobre iniciativas que resultaram em serviços públicos mais rápidos e ambientes mais salutares e com mais conectividade.

22@ – O 22@Barcelona é um projeto da Prefeitura de Barcelona que foi concebido para funcionar como um distrito de inovação. A revitalização começou em 1990, na esteira da repaginação urbanística para as Olimpíadas de 1992. Todas as grandes universidades espanholas implantaram células na região, e os poderes públicos estadual e municipal deslocaram operações importantes de pesquisa e desenvolvimento para esse espaço. (Com AEN)


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

26 de abril de 2024

Ratinho Junior e Sandro Alex inauguram nova pavimentação da PR-364 entre São Mateus do Sul e Irati

Divulgação

26 de abril de 2024

Shows nacionais movimentam São João do Triunfo neste fim de semana

Divulgação

26 de abril de 2024

Secretária de Cultura do PR conhece unidades culturais de Ponta Grossa

Divulgação

26 de abril de 2024

Carambeí formaliza adesão ao programa que possibilita ampliar vendas da agroindústria

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos