5 de setembro de 2019

Paraná é destaque em produção de alimentos de qualidade

Divulgação

Moderador de um painel no Fórum de Agricultura da América do Sul, o secretário da Agricultura e do Abastecimento destaca acréscimo de 7 milhões de toneladas de carne às 26 milhões de toneladas produzidas hoje.

A capacidade do Brasil, e particularmente do Paraná, de produzir alimentos de qualidade e de conquistar mais mercados pelo mundo foram destacados pelo secretário da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, no 7º Fórum de Agricultura da América do Sul, que acontece em Curitiba. “A agropecuária brasileira já mostrou sua força, sendo responsável por aproximadamente 45% do comércio exterior do País.

No Paraná, o agronegócio ocupa cerca de 75% da exportação. A tendência é de crescimento acompanhando as previsões de produção”, afirmou Ortigara no evento, aberto hoje, 05, e que reúne representantes de 15 países. Ortigara foi o moderador do painel sobre proteína animal.

Segundo ele, nos próximos dez anos a produção atual brasileira de 240 milhões de toneladas de grãos deverá chegar próximo de 350 milhões, enquanto se prevê um acréscimo de 7 milhões de toneladas de carne às 26 milhões de toneladas produzidas hoje. “E isso sem expandir a área já ocupada”, acentuou.

HALAL – Durante o painel, o diretor-executivo da Cdial Halal, Ali Saifi, falou sobre as oportunidades que se abrem para as proteínas animais Halal (permitido). A Cdial Halal é uma das certificadoras dos produtos provenientes de abate que seguem as normas permitidas pela religião islâmica. Atualmente o Brasil é o maior exportador de carne halal – 52% da carne exportada possui certificação halal. O Paraná lidera a produção de frango Halal. “O Brasil e o Paraná têm muito a ensinar”, disse Saifi.

Segundo ele, as oportunidades de mercado continuam se abrindo. Há aproximadamente 1,8 bilhão de muçulmanos espalhados nos cinco continentes, com previsão de chegar a 2,2 bilhões em 2030. O Brasil possui 1,5 milhão de muçulmanos. De acordo com Saifi, o mercado global de produtos e serviços Halal tem valor estimado de US$ 6,4 trilhões, com crescimento entre 15% e 20% ao ano, com destaque para a China, que ocupa o primeiro lugar (12,9% de participação).

EVENTO – O 7º Fórum de Agricultura da América do Sul, que prossegue amanhã, 06, tem como tema nesta edição “Da Produção ao Mercado – Global e Sustentável”. Serão cerca de 40 painéis com palestrantes brasileiros e estrangeiros. (Com AEN)


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

18 de abril de 2024

Festa das Associações traz shows nacionais para Ivaí neste fim de semana

Arquivo

18 de abril de 2024

Fundação Municipal de Saúde confirma 1ª morte por dengue em Ponta Grossa

Arquivo

18 de abril de 2024

Região de Ponta Grossa deve assumir liderança na produção estadual de cevada

Divulgação

17 de abril de 2024

Prefeitura de PG anuncia telemedicina para atendimento à saúde da população

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos