7 de fevereiro de 2019

Paraná cria ambiente político para projetos de infraestrutura

Divulgação

O governador Ratinho Junior esteve hoje, 07, no Show Rural Coopavel, em Cascavel.

O governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) afirmou hoje, 07, que o governo do Paraná atua na criação de um ambiente político para projetos de infraestrutura. De acordo com ele, a estratégia é buscar a excelência em logística para o escoamento dos produtos paranaenses.

“Não adianta ter excelência na produção do campo e não ter o mesmo nível de qualidade em logística para conseguir entregar os produtos para o mundo”, disse o governador, em entrevista coletiva no Show Rural Coopavel, em Cascavel.

Um dos projetos é o do corredor bioceânico ligando os portos de Paranaguá e Antofogasta, no Chile. Ratinho Jr. ressaltou que já tratou a proposta com o Presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL), e, também, com os ministros da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, e da Casa Civil, Onyx Lorenzoni. A ideia já foi apresentada também ao diretor-geral paraguaio da Itaipu, José Alberto Rodríguez, e será pauta de agendas com os embaixadores da Argentina, Paraguai e Chile.

“Temos que criar o ambiente político para fazer com que os presidentes façam adesão ao projeto. Acredito que vamos avançar nisso”, salientou Ratinho Jr. “Depois desta etapa, vamos procurar viabilizar o projeto executivo e a Itaipu pode ser a grande financiadora”, completou.

FERROESTE – Outra iniciativa voltada ao aperfeiçoamento da logística é a ampliação da estrutura ferroviária do Estado para fazer com que os trilhos da Ferroeste cheguem até o Porto de Paranaguá. “A ideia é fazer com que a Ferroeste seja a saída estratégica, em especial para atender toda a região Oeste do Paraná, além de escoar a produção do Paraguai e do Mato Grosso do Sul”, disse Ratinho Jr.

Para isso, o governo do Estado está estudando uma maneira de ampliar a ferrovia através da Serra do Mar de forma ambientalmente sustentável. “Nosso trabalho agora é conversar com ambientalistas, ONGs e Ministério Público para acharmos o traçado com o menor impacto ambiental”, explicou o governador. “Nosso desafio é fazer com que a soja produzida no Oeste esteja dentro do navio em 30 horas”, apontou ele.

CONCESSÕES – O governador citou também as concessões como caminho para aprimorar a infraestrutura do Paraná. Ele destacou a parceria do Estado com o governo federal, através da criação de um comitê para discutir os projetos de concessão de aeroportos e rodovias.

O comitê ficará responsável pela discussão sobre a renovação da delegação das rodovias federais que formam o Anel de Integração e o processo de abertura de um novo processo de concessão deste e de outros trechos de estradas que cortam o Estado.

SHOW RURAL – No encontro com a imprensa, o governador também destacou o papel do Show Rural na difusão da tecnologia e inovação no campo. “É a vitrine do agronegócio paranaense para o mundo”, destacou. “Minha missão é estar junto com o setor agrícola e fazer com que o Paraná passe a ser o maior protagonista no mundo na geração de alimentos”, declarou Ratinho Jr.

O evento chegou a sua 31ª edição e bateu recorde de público. “O Show Rural tem estimativa de movimentar quase R$ 2 bilhões em negócios”, contou o secretário da Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara. “É uma universidade ao ar livre que apresenta tecnologias para todas as áreas”, acrescentou.

INTERIORIZAÇÃO – Ratinho Jr. falou, ainda, sobre a transferência da sede do governo do Estado para Cascavel. “É um modelo para aproximar o poder público das pessoas e das cidades e é importante para dar velocidade às ações da gestão. Os secretários vieram para uma série de reuniões de trabalho com prefeitos e lideranças da região”, contou o governador. (Com AEN)


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

22 de abril de 2019

Sala do Empreendedor inicia Semana de Regularização Fiscal

Divulgação

22 de abril de 2019

Comissões na Câmara investigam supostos desvio de combustível e superfaturamento em rotatórias de Rangel

Divulgação

22 de abril de 2019

Comissão adia decisão sobre o fim da aposentadoria de ex-governadores

Arquivo

22 de abril de 2019

CCJ analisará amanhã emendas da proposta de reforma administrativa do governo do Estado

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Arquivo

28 de agosto de 2018

Vaza áudio de secretário de Cida falando sobre dinheiro em troca de apoio

14 de agosto de 2017

Suposto patrocínio da UEPG em aniversário do MST gera polêmica nas redes sociais

Arquivo

"RAMBO"

10 de fevereiro de 2017

“Vou fechar todos os buracos da cidade em seis meses ou não me chamo Márcio Ferreira”, impõe meta secretário