26 de fevereiro de 2019

Orquestra Sinfônica de Ponta Grossa abre temporada de 2019 neste sábado

Divulgação

O primeiro concerto do ano acontecerá no Cine-Teatro Ópera. A regência será do maestro Rafael Rauski com repertório baseado na obra do compositor finlandês Jean Siberius.

A Prefeitura de Ponta Grossa abre neste sábado, 02, a Temporada 2019 da Orquestra Sinfônica Cidade de Ponta Grossa (OSPG). O primeiro concerto do ano acontecerá no Cine-Teatro Ópera, com ingressos antecipados à venda no Conservatório Maestro Paulino a R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia). A regência será do maestro Rafael Rauski com repertório baseado na obra do compositor finlandês Jean Siberius.

A OSPG atualmente é composta por 50 músicos, divididos entre os quatro naipes, que recebem uma bolsa de estudos para possibilitar seu aprimoramento técnico e artístico. Mantida pela Prefeitura e administrada pela Fundação Municipal de Cultura, a Orquestra alcançou um público superior a 4.500 pessoas em 2018 durante concertos em igrejas, praças e teatros.

“Ponta Grossa é uma das únicas cidades do Brasil que tem seguido com o compromisso de manter na ativa uma orquestra financiada pela Prefeitura, além do Coro, da Banda Lyra e do Grupo de Teatro. Isso deve ser motivo de orgulho para os pontagrossenses, pois temos nos consolidado cada vez mais como um verdadeiro polo de conhecimento”, destaca o presidente da Fundação de Cultura, Fernando Durante.

HISTÓRIA – Jean Siberius começou os estudos em Helsinque em 1886. Em 1889, foi para Berlim a fim de continuar seus estudos de composição com Becker. Voltou a Helsinque em 1891 e, imediatamente, deixou sua marca com a sinfonia coral ‘Kullervo’, embora tenha precisado mais de uma década para firmar um estilo totalmente consistente e fugir à poderosa influência de Tchaikovsky. Estágios importantes desse percurso foram marcados pela suíte ‘Karelia’, o grupo de quatro poemas sinfônicos sobre o herói lendário Lemminkäinen (incluindo o cisne de ‘Tuonela’), a imponente ‘Finlândia’ e as duas primeiras sinfonias.

Como sugerem estes títulos, Sibelius foi estimulado pelo movimento nacionalista finlandês, por suas leituras da mitologia finlandesa (Kullervo e Lemminkäinen são ambos personagens do Kalevala, que também seria fonte de temas para poemas sinfônicos posteriores) e pela música folclórica da Carélia. (Com assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Arquivo

28 de março de 2024

Câmara de PG vota aumento no número de vereadores na segunda-feira

Divulgação

28 de março de 2024

Ratinho Júnior apoia Emiliano Gomes em Irati e pede união do grupo

Divulgação

28 de março de 2024

Joce Canto convida Sandra Queiroz para vice

Arquivo

28 de março de 2024

Marcelo Rangel deve ir para o PL e Elizabeth para o União Brasil

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos