6 de novembro de 2019

Obras na PR-092 beneficiam os Campos Gerais e o Norte Pioneiro

Divulgação

Serviços são executados no trecho entre Jaguariaíva, passando por Arapoti, até Wenceslau Braz. A recuperação é de 52,53 quilômetros. Mais de 82 mil habitantes dos três Municípios serão beneficiados com as melhorias.

A PR-092, entre Jaguariaíva, passando por Arapoti, ambas nos Campos Gerais, até Wenceslau Braz, no Norte Pioneiro, passa por serviços de remendos e de microrrevestimento asfáltico. As melhorias acontecem no lote 3 do programa Conservação e Recuperação com Melhorias do Estado do Pavimento (CREMEP) do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR). Somente neste trecho serão recuperados pontos críticos de 52,5 quilômetros.

Mais de 82 mil habitantes dos três Municípios serão beneficiados com as melhorias. “As três cidades vão poder contar com uma rodovia em melhores condições para escoar sua produção, principalmente de soja, trigo e milho, sem falar em suas criações de aves e rebanhos de suínos e bovinos”, afirma o secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex.

Ele destaca que os serviços também agilizam e garantem segurança para o transporte de materiais e produtos, contribuindo para o setor de comércio e a indústria, responsáveis por boa parte da economia local.

Entre Jaguariaíva e Arapoti estão em execução os serviços de microrrevestimento, empregado principalmente para selagem e impermeabilização do pavimento. Trata-se de uma mistura de agregados miúdos – como areia, pedrisco, pó de pedra ou mistura deles – água e emulsão asfáltica modificada por material semelhante à borracha, seguindo as especificações aprovadas pelo DER/PR.

De Arapoti a Wenceslau Braz estão em andamento os serviços de remendos superficiais e profundos. No caso de remendos superficiais é feito o corte ou fresagem do pavimento próximo ao buraco, limpeza, aplicação de pintura de ligação, seguida pela aplicação de Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ) e compactação deste material. Em remendos profundos ocorre também a correção da sub-base e/ou da base do pavimento com buracos, que pode ser feita com colocação de solo-cimento ou macadame seco, e brita graduada, antes da aplicação do CBUQ.

 

PROGRAMA – O CREMEP prevê serviços de remendos superficiais e profundos, reperfilagem, microrrevestimento, melhorias no sistema de drenagem e na sinalização. Somente no lote 3 serão atendidos 244 quilômetros de estradas, um investimento de R$ 38,8 milhões.

“Nossos programas de recuperação e conservação resultam em segurança e conforto para os condutores, focando nos pontos críticos das rodovias atendidas. Eles são planejados visando beneficiar o maior número de usuários possível, empregando o dinheiro público com eficiência”, explica o diretor-geral do DER/PR, Fernando Furiatti.

A PR-092, entre Wenceslau Braz e o entroncamento com a BR-153, no Norte Pioneiro, também passa por melhorias atualmente, trecho incluído no lote 6 do programa.

CONCESSÕES – “Esse trecho da PR-092 está dentro do novo programa de concessões de rodovias do Paraná e está em andamento o estudo que servirá de base para os novos contratos, que vão garantir mais obras e uma tarifa menor, a partir de 2021. Mas enquanto isso vamos fazer a nossa parte para garantir as condições de uso da rodovia com estes serviços de conservação e recuperação”, afirma Sandro Alex.

O novo programa de concessões incorpora ao conjunto de rodovias que formam os 2,5 mil quilômetros do Anel de Integração mais três estradas estaduais: PR-092 (Norte Pioneiro), PR-323 (Noroeste) e PR-280 (Sudoeste). O futuro leilão também deve abranger os trechos paranaenses das BR-163, BR-153 e BR-476. (Com AEN)


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