15 de julho de 2019

Obras de reconstrução da PR-340 são iniciadas nos Campos Gerais

Divulgação

Os trabalhos ocorrem no trecho de 31 quilômetros entre a BR-153, próximo a Tibagi, e a PR-160, perto de Imbaú e Telêmaco Borba. A obra é realizada pela empresa Klabin, em convênio com o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná.

As obras de recuperação de encosta e reconstrução de pavimento na PR-340, na região dos Campos Gerais, já começaram. Os trabalhos iniciados nesta semana ocorrem no trecho de 31 quilômetros entre a BR-153, próximo a Tibagi, e a PR-160, perto de Imbaú e Telêmaco Borba. A obra é realizada pela empresa Klabin, em convênio com o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR).

Nesta etapa da obra será realizada limpeza da área atingida por deslizamento de terra e a construção de caminho de serviços para máquinas e caminhões que farão a terraplenagem para recompor a encosta com rocha britada, tudo na margem esquerda da rodovia.

Na sequência, começa a pavimentação próxima à área atingida, que deve ser concluída até o final do mês que vem, e inclui também sistema de drenagem, sinalização e serviços complementares.

Segundo a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística, a previsão para a conclusão dos trabalhos é até o final do mês que vem. A recuperação vai beneficiar não apenas os 110 mil moradores das três cidades, mas também a indústria e o comércio que utilizam a rodovia para ter acesso a Curitiba e ao Noroeste do Estado. O valor previsto para execução da obra é de R$ 1 milhão.

INTERDITADO – O trecho da rodovia foi atingido por dois deslizamentos de terra este ano e chegou a ser interditado devido ao risco que trazia aos motoristas. “O DER, juntamente com o Batalhão da Polícia Rodoviária, trabalhou para garantir a segurança dos condutores no trecho”, explica o diretor-geral do DER/PR, João Alfredo Zampieri.

Os municípios de Tibagi e Telêmaco Borba, juntamente com a Klabin e comunidade, organizaram um desvio utilizando terrenos municipais e um particular, o que aliviou o tráfego e permitiu a liberação da rodovia para veículos de até 4 toneladas. Veículos mais pesados devem continuar utilizando a PR-160, BR-376 e BR-153 como alternativa. “Agora, graças ao convênio com a Klabin, a situação será resolvida”, ressaltou Zampieri.

Assim que a obra estiver concluída e for liberada pelo DER/PR, a rodovia será totalmente aberta ao tráfego. (Com assessoria)


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