6 de novembro de 2019

Número de famílias com contas em atraso reduz em outubro

Arquivo

Desde o dia 2 deste mês até o dia 27 uma série de ações será realizada com o objetivo de conscientizar a população a respeito dos impostos pagos diariamente pela população.

Pelo quinto mês consecutivo o endividamento das famílias paranaenses segue estável e registrou 90,7% em outubro. Os dados são da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), coordenada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e divulgada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR).

O percentual é levemente superior a outubro de 2018, quando era de 89,5%, e está acima da média nacional, que foi de 64,7% no mês passado.

Observa-se que a parcela de famílias com contas em atraso teve queda em relação ao mês anterior, baixando de 30,8% em setembro para 29,3% em outubro. Os endividados que não terão condições de pagar as dívidas em atraso também reduziu um pouco, passando de 11% em setembro para 10,8% em outubro.

FAIXAS DE RENDA – O endividamento entre as famílias com renda até dez salários mínimos reduziu na variação mensal, saindo de 90,3% para 89,5%. Entre as famílias com renda superior a dez salários mínimos, o endividamento subiu de 93,5% em setembro para 96,4% em outubro.

Nas duas faixas de renda houve diminuição na parcela de consumidores com contas em atraso, principalmente entre as classes C, D e E. As contas atrasadas reduziram de 33,2% em setembro para 31,6% em outubro entre as famílias de menor renda, e baixaram de 19% para 17,2% entre as famílias de maior renda.

De acordo com o diretor de Planejamento e Gestão da Fecomércio PR, Rodrigo Rosalem, a redução nas contas atrasadas pode ter relação com a liberação dos saques do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). “Muitas pessoas aproveitaram o dinheiro do FTGS para saldar suas dívidas, especialmente as famílias de menor renda, que possuem dívidas de menor valor”, avalia.

TIPO DE DÍVIDA – O cartão de crédito, tipo de dívida mais comum entre os consumidores, teve redução no último mês, e passou de 75% em setembro para 73,2%. O financiamento imobiliário teve leve aumento, subindo de 8,4% para 9%, enquanto o financiamento de veículo baixou de 8% para 6,9%. (Com assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

26 de abril de 2024

Ratinho Junior e Sandro Alex inauguram nova pavimentação da PR-364 entre São Mateus do Sul e Irati

Divulgação

26 de abril de 2024

Shows nacionais movimentam São João do Triunfo neste fim de semana

Divulgação

26 de abril de 2024

Secretária de Cultura do PR conhece unidades culturais de Ponta Grossa

Divulgação

26 de abril de 2024

Carambeí formaliza adesão ao programa que possibilita ampliar vendas da agroindústria

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos