3 de novembro de 2017

Novembro Azul, artigo de Marcello Richa

Divulgação

“Apesar de muitos homens terem receio em realizar os exames, especialmente o de toque retal, é importante avaliar que isso pode salvar sua vida”

No mês passado destaquei a importância do Outubro Rosa na batalha contra o câncer de mama. Dessa forma, nada mais justo também ressaltar a campanha Novembro Azul, que visa conscientizar e prevenir os homens em relação ao câncer de próstata.

Dados do Ministério da Saúde mostram que a cada 36 minutos um homem morre no Brasil vítima de câncer de próstata. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA) o país deve apresentar 61 milhões de casos diagnosticados da doença em 2017. São número preocupantes que exigem atenção do poder público e, especialmente, da sociedade.

Inegavelmente o câncer de próstata é uma realidade extremamente presente na vida dos brasileiros, porém o maior desafio que reside no trabalho de prevenção ainda é superar o preconceito que existe entre os homens em realizar os exames.

Quando detectado precocemente o câncer de próstata possui tratamento com bons índices de resultados, porém na fase inicial a doença basicamente não possui sintomas, o que torna imprescindível a realização dos exames. É indicado que a partir dos 50 anos de idade o homem realize uma vez por ano os exames, mas em casos de histórico familiar o ideal é que se comece a realizar a prevenção a partir dos 45 anos.

Atualmente as formas mais comuns indicadas pelos médicos são os exames de sangue para medir os níveis de antígeno prostático específico (PSA), realizado em laboratórios, e o toque retal, que leva menos de um minuto e que verifica o tamanho da próstata. A realização dos dois exames é considerada a ideal para um diagnóstico mais preciso.

Apesar de muitos homens terem receio em realizar os exames, especialmente o de toque retal, é importante avaliar que isso pode salvar sua vida. A Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) aponta que cerca de 20% dos pacientes de câncer de próstata são diagnosticados já em fase avançada da doença, o que limita as possibilidades de tratamento.

Além dos exames, levar uma vida mais saudável também resulta em efeitos positivos contra a doença. Questões de alimentação e prática regular de atividades físicas são fundamentais para a prevenção, uma vez que o sedentarismo e a obesidade são considerados fatores atenuantes para o desenvolvimento do câncer de próstata.

O combate contra qualquer doença depende das informações sobre seus sintomas e efeitos, bem como dos cuidados que nós mesmos precisamos tomar para evitar cenários em que relutamos realizar os exames, atrasando o diagnóstico e facilitando o desenvolvimento da doença. Todos estão sujeitos a enfrentar essa doença e a melhor forma de evitá-la é colocar os cuidados com a saúde acima de qualquer medo ou preconceito.

Marcello Richa é presidente do Instituto Teotônio Vilela do Paraná (ITV-PR) e secretário municipal de Esporte, Lazer e Juventude de Curitiba.


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

19 de abril de 2024

Ponta Grossa conquista Prêmio Prefeitura Empreendedora

Divulgação

19 de abril de 2024

Programa de Inglês da Prefeitura de PG avança e apresenta novo material didático

Divulgação

18 de abril de 2024

Festa das Associações traz shows nacionais para Ivaí neste fim de semana

Arquivo

18 de abril de 2024

Fundação Municipal de Saúde confirma 1ª morte por dengue em Ponta Grossa

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos