4 de junho de 2019

Nova lei das universidades é apresentada aos reitores

Arquivo

A proposta, apresentada pelo superintendente da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Nelson Bona, durante reunião da Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior Público, será debatida pelos reitores com a comunidade acadêmica e reapresentada no dia 15 de julho.

O superintendente da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Nelson Bona, apresentou hoje, 03, em Curitiba, a proposta de lei que estabelece parâmetros para a gestão de pessoal e repasse de recursos nas universidades estaduais.

A proposta, apresentada durante reunião da Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior Público (APIESP), será debatida pelos reitores com a comunidade acadêmica e reapresentada no dia 15 de julho.

O projeto faz parte de um estudo feito por uma equipe técnica da Superintendência que busca estabelecer critérios objetivos sobre a administração didático-científica, patrimonial, de gestão financeira e de pessoal das instituições.

A Lei Geral das Universidades tem o objetivo de melhorar a qualidade no ensino, por meio dos índices de avaliação nacionais e internacionais, criar mecanismos para a administração eficiente e estabelecer critérios públicos transparentes, respeitando a diversidade de cursos nas universidades.

Para Aldo Bona, a lei de gestão vai considerar critérios específicos de cada universidade. “O debate sobre os parâmetros que serão utilizados na lei leva em consideração a realidade, a situação histórica e a demanda de cada universidade”, disse. Segundo ele, esse assunto é fundamental para que, com clareza de critérios, seja possível proporcionar maior autonomia e previsibilidade financeira para as universidades estaduais.

A presidente da APIESP e reitora da Universidade do Norte do Paraná (UENP), Fátima Padoan, destacou a importância da participação das universidades na elaboração da proposta. “Tivemos uma reunião inicial sobre a proposta de lei que será debatida com a comunidade acadêmica para fortalecer a construção coletiva”.

Participaram da reunião o reitor da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Sérgio Carlos de Carvalho; da Universidade de Maringá (UEM), Júlio César Damasceno; de Ponta Grossa (UEPG), Miguel Sanches Neto, da estadual Centro-Oeste (Unicentro), Osmar Ambrósio de Souza do Oeste do Paraná (Unioeste), Paulo Sérgio Wolf; e da estadual do Paraná (Unespar), Antônio Carlos Aleixo. Também participaram os vices-reitores da Unioeste, Moacir Piffer; e o vice-reitor da UENP, Fabiano Gonçalves Costa. (Com AEN)


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

25 de abril de 2024

Código Estadual do Autismo é aprovado em redação final e segue para sanção

Divulgação

25 de abril de 2024

Obras de asfalto iniciam em ruas do Tânia Mara em PG

Arquivo

24 de abril de 2024

Prefeitura anuncia a construção de duas Unidades de Saúde em Ponta Grossa

Divulgação

24 de abril de 2024

Ponta Grossa terá duas novas Unidades de Saúde a pedido de Aliel

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos