29 de julho de 2020

No Twitter, Pauliki lança desafio a Rangel

Arquivo

“Inaugurar UPA é fácil, quero é ver deixar no caixa receita suficiente para ao menos um ano de custeio”, desafia o empresário e pré-candidato a prefeito.

O empresário e pré-candidato a prefeito Márcio Pauliki (SD) desafiou o prefeito Marcelo Rangel (PSDB) ontem, 28, pelo Twitter, após o anúncio de que Ponta Grossa terá nova Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas na região central. “+01 UPA é bom? SIM, mas anunciar e inaugurar é a parte fácil.. principalmente quando é ano eleitoral e se está no fim de gestão. Quero é ver deixar no caixa receita suficiente p/ao menos 01 ano de custeio.. aí podemos dizer q o gestor público é socialmente e fiscalmente responsável”, disse Pauliki.

A Prefeitura de Ponta Grossa deve entregar até o final deste ano uma nova UPA 24 horas na região central. A estrutura será instalada no prédio da antiga maternidade Santana Unimed, que passará por reformas e adequações para contemplar o atendimento da UPA Central. O investimento total de será de aproximadamente R$ 2 milhões, com recursos destinados pela Justiça Federal para as adequações e obras, e com recursos próprios, investidos na compra de equipamentos e insumos para a estruturação do local.
“Esta é uma importante obra para a área da saúde do nosso Município, que será viabilizada com o recursos da Justiça Federal e com a gestão em parceria com o Rotary Club Lagoa Dourada. Já estamos em tratativa final com o Governo do Estado para cessão do prédio e garantimos na Justiça a reintegração de parte do local que vinha sendo usado por empresa particular. Com isso, falta pouco para que o Rotary Club Lagoa Dourada possa dar início às intervenções no local para adequar a estrutura e podermos iniciar os atendimentos o quanto antes”, explicou o prefeito, Marcelo Rangel.

O investimento total para abertura da UPA Central é de aproximadamente R$ 2 milhões, parte dele destinado pela Justiça Federal. “O recurso é oriundo de uma ação na área da saúde, por isso destinamos os valores para diversas ações neste segmento em Ponta Grossa. Com a cessão do prédio para o Município e a proposta da Prefeitura em transformar o local em uma UPA Central, entendemos que este era um investimento importante para a população de Ponta Grossa”, detalha o procurador da República, Oswaldo Sovek Júnior.

A gestão dos recursos e obra será feita em parceria com o Rotary Club Ponta Grossa Lagoa Dourada, que tem experiência em ações de infraestrutura na área da saúde e já esteve no local com técnicos do setor para avaliar as necessidades de intervenção no prédio. “Será um grande desafio, realizar uma adequação como esta em um curto espaço de tempo. Mas o que nos motiva é a possibilidade de atender uma demanda da população na área da saúde, com mais uma UPA na região central, que deve desafogar o sistema de saúde pública. O Rotary Club Lagoa Dourada se identificou com esta proposta e espera deixar esse legado para a população”, aponta o presidente do Rotary Club Ponta Grossa Lagoa Dourada, Joaquim Mira Jr.

UPA CENTRAL – Com uma segunda UPA na região central de Ponta Grossa, deve haver diminuição do fluxo para a região do Santa Paula, que tem passado por um aumento na procura por atendimento, o que pode acabar gerando maior espera. Apesar de antes instalar uma estrutura hospitalar, o local precisa ser adequado para a estrutura da UPA, que prevê outro tipo de atendimento. Com isso, a região central terá melhores condições de acolhimento da população, facilitando até mesmo o trabalho do SAMU, que poderá reduzir o tempo de resposta em diversos atendimentos.

A estrutura deve contar com consultórios, sala de sutura, sala de nebulização, sala de curativos, observação masculina e feminina e sala de estabilização, onde ocorrem os procedimentos de urgência e emergência. A previsão é que a UPA Central possa iniciar os atendimentos até o final de 2020, com capacidade média de sete mil pacientes por mês. As obras devem ter início nos próximos dias, assim que finalizadas as tratativas de cessão do imóvel para o Município. (Com assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Arquivo

4 de agosto de 2020

CCR RodoNorte realiza detonação de rochas na BR 376, em Ortigueira

Arquivo

4 de agosto de 2020

Justiça suspende aprovação de loteamentos residenciais no Distrito Industrial

Arquivo

4 de agosto de 2020

“Ainda estamos viabilizando a candidatura. Vice só em setembro”, afirma Pauliki sobre ‘racha’ no DEM

Arquivo

4 de agosto de 2020

Gaeco PG cumpre 15 mandados na 2ª fase de operação que apura crimes na Ciretran

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

14 de agosto de 2017

Suposto patrocínio da UEPG em aniversário do MST gera polêmica nas redes sociais

Arquivo

"RAMBO"

10 de fevereiro de 2017

“Vou fechar todos os buracos da cidade em seis meses ou não me chamo Márcio Ferreira”, impõe meta secretário