5 de novembro de 2020

No Dia Nacional da Cultura, Professor Gadini assina compromisso pelas políticas culturais em PG

Divulgação

O documento foi elaborado pelo Conselho Municipal de Política Cultural e tem 18 itens que envolvem o respeito às diretrizes do setor, valorização das instâncias autônomas e deliberativas (Conselho, Fórum Permanente e Conferência).

O candidato a prefeito pelo Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), Professor Gadini, assinou hoje, 05, Dia Nacional da Cultura, a Carta-Compromisso com as políticas culturais em PG (2021-2024). “Quem defende a cultura como direito humano e expressão da cidadania como possibilidade de gerar emprego e renda, principalmente aos profissionais da área, sabe que a gestão pública tem responsabilidades com as políticas sociais”, explica.

O documento foi elaborado pelo Conselho Municipal de Política Cultural e tem 18 itens que envolvem o respeito às diretrizes do setor, valorização das instâncias autônomas e deliberativas (Conselho, Fórum Permanente e Conferência), defesa dos marcos de organização (Plano e Sistema municipais) e o fortalecimento da estrutura de Fundação, de acordo com legislação vigente, associado ao desafio de descentralizar as ações e ampliar o acesso aos moradores dos bairros e distritos rurais de PG.

“O compromisso do PSOL com a cultura não é discurso, mas uma prática que envolve atores e trabalhadoras que vivem da produção, planejamento e consumo de serviços que fazem parte da vida da população”, explica Gadini, que, além de pesquisador, já escreveu livros e realizou estudos sobre mídia e cultura.

A carta pública indica ainda o compromisso com a ampliação do repasse de valores destinados no início do ano fiscal, manter e recuperar os espaços artísticos e culturais da Cidade (Estação Arte, Casa da Dança, Cineteatro Ópera, Estação Paraná, Centro de Cultura e Vila Hilda), com as diferentes finalidades em condições de acesso e usos coletivos, bem como os equipamentos já existentes (Orquestra Sinfônica, Banda Lyra dos Campos, Coro Municipal, Conservatório, Biblioteca Municipal e Grupo de Teatro).

Ampliar e qualificar o quadro de servidores efetivos da cultura, via concurso público, assegurar condições técnicas e operacionais para atualizar o sistema de indicadores culturais e o censo dos profissionais do setor, bem como a garantia de que a TV Educativa deve funcionar como espaço de divulgação e interesse público são outras das 18 orientações da Carta-Compromisso pela Cultura em PG.

Entre os compromissos da campanha para ‘Mudar de Verdade’ na área cultural, de acordo com plano de governo registrado no Tribunal Eleitoral (PRE PR), destacam-se, ainda, a ampliação do acesso aberto à internet em todos espaços públicos e bairros da Cidade, a criação de um Sistema Municipal de Museus (físico e virtual) em parceria com demais entidades (estaduais, federais e particulares) da área de cultura, integrar ações em políticas públicas com turismo, esporte e educação. “Vamos defender as expressões culturais e assegurar condições dignas de vida aos profissionais do setor”, conclui. (Com assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Arquivo

22 de abril de 2024

Tenda instalada na UPA Santa Paula já abrigou mais de mil atendimentos em PG

Arquivo

22 de abril de 2024

José Elizeu Chociai ‘bota um pé em cada canoa’

Arquivo

22 de abril de 2024

MDB sobre forte ataque de Ratinho Junior e Marcelo Rangel

Arquivo

20 de abril de 2024

Tenda na UPA Santa Paula agiliza atendimentos de casos suspeitos de dengue

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos