7 de janeiro de 2019

MP Eleitoral pede cassação do diploma do Delegado Francischini

Arquivo

Fernando Francischini foi investigado pelo MP Eleitoral pela prática de abuso de poder político nas eleições de 2018.

O Ministério Público Eleitoral do Paraná protocolou hoje, 07, uma representação contra o deputado estadual Fernando Francischini (PSL), pedindo a cassação do seu diploma por captação e gasto ilícito de recursos durante a campanha. Também foram formalizadas seis Ações de Impugnação de Mandado Eletivo (AIME) contra coligações e partidos pela prática de lançamento de candidaturas fictícias (fantasmas) em violação aos 30% de percentual mínimo de vagas para o sexo feminino, conforme previsto na Lei 9.504/97.

As AIMEs foram protocoladas contra as coligações Endireita Paraná (PSL, PTC e PATRI). Endireita Brasil (PSL, PTC e PATRI), Unidos Pelo Paraná (PRTB e PRP), além do Partido Verde, Partido dos Trabalhadores e Podemos.

REPRESENTAÇÃO ELEITORAL – Em julgamento dos recursos de Fernando Francischini durante o período das eleições, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR) constatou graves irregularidades, se posicionando pela desaprovação das contas do deputado. Em análise, verificou-se a existência de gastos de campanha não quitados, dentre os quais se inclui um jantar promovido no restaurante Irmãos Madalosso, no valor de R$ 74.290,00.

Após as reformas promovidas em 2006, a Lei Eleitoral passou a considerar como irregular a produção ou patrocínio de eventos promocionais de candidatura, assim como, a distribuição de camisetas, chaveiros e outros brindes de campanha. As alterações na lei foram claras: evitar o escambo ou direcionamento de votos em troca de vantagens, ainda que irrisórias, oferecidas pelos candidatos que disputam o pleito. Deste modo, a estratégia de livre distribuição de alimentos e bebidas como forma de arregimentar eleitores para participação em comícios é ilícita. (Com assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

17 de abril de 2024

Prefeitura de PG anuncia telemedicina para atendimento à saúde da população

Divulgação

17 de abril de 2024

Municípios da AMCESPAR assinam adesão ao COGEMATE

Divulgação

17 de abril de 2024

Esquadrilha da Fumaça se apresenta no Centro de Eventos neste sábado

Divulgação

17 de abril de 2024

Fomento Paraná traz Caravana de Crédito para Ponta Grossa amanhã

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos