13 de novembro de 2020

Mabel vai fortalecer a administração das Escolas Municipais

Divulgação

Candidata quer elaborar o plano de carreira para os servidores do quadro geral da Secretaria Municipal de Educação.

A área da educação será uma das prioridades da candidata Mabel Canto (PSC) e do vice Pietro Arnaud (PSB). Acesso à educação, permanência no sistema escolar, sucesso na aprendizagem, expansão da escola de tempo integral, qualidade de vida do profissional, suporte a direção escolar são alguns dos temas que estão presentes no plano de governo da Coligação Ponta Grossa em Primeiro Lugar.

Para Mabel Canto, “a educação é a principal ferramenta para a humanização e emancipação dos indivíduos. É através da educação que podemos transformar a nossa realidade e exercermos plenamente nossa cidadania”.

No que se refere a valorização e cuidado com os profissionais da educação, será elaborado o plano de carreira para os servidores do quadro geral da Secretaria Municipal de Educação. Também serão oferecidos cursos de capacitação e programas de formação continuada em parceria com as Instituições de Ensino Superior, além de contratar novos professores e serventes para atenderem toda a rede. Os profissionais terão uma Divisão de Apoio ao Servidor com serviços como psicologia, fonoaudiologia e assistência social.

Os sistemas de recursos financeiros na escola impõem que as diretoras passem boa parte do tempo em busca de orçamentos e despesas com compras de material escolar, contratação de vigilância, jardinagem, seguro da escola. Por isso, Mabel quer que tais bens e serviços sejam financiados e totalmente garantidos diretamente pela Secretaria Municipal de Educação, de forma que os recursos escassos arrecadados pelas escolas possam ser investidos no pagamento de serviços como do contador e em áreas diretamente relacionadas a educação infantil, que a comunidade entenda necessário.

A candidata quer ainda que a vigilância das escolas seja feita por sistema de monitoramento ligado à guarda municipal, financiado pela Secretaria de Educação, que é responsável por cuidar dos prédios públicos. Quando constatado algum problema o guarda municipal deve ir até a escola.

Mabel Canto quer também dar oportunidade aos estagiários. Ela irá valorizar o estágio na Secretaria Municipal de Educação, mas em um trabalho de formação em serviço e que assegure a oportunidade aos de estagiários participarem das formações oferecidas pelo município aos professores. Entretanto, Mabel entende que os estagiários não devem ser contratados apenas para suprir a falta de professores, como tem sido feito. “É preciso que as atribuições sejam bem definidas e que tenhamos as contratações de professores através de concurso público”, finaliza. (Com assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

17 de abril de 2024

Prefeitura de PG anuncia telemedicina para atendimento à saúde da população

Divulgação

17 de abril de 2024

Municípios da AMCESPAR assinam adesão ao COGEMATE

Divulgação

17 de abril de 2024

Esquadrilha da Fumaça se apresenta no Centro de Eventos neste sábado

Divulgação

17 de abril de 2024

Fomento Paraná traz Caravana de Crédito para Ponta Grossa amanhã

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos