10 de novembro de 2020

Mabel reforça propostas para mudar Ponta Grossa

Divulgação

Candidata a prefeita participou no domingo do único debate televisionado no primeiro turno das Eleições 2020.

A candidata a prefeita Mabel Canto (PSC) apresentou algumas das principais propostas para a cidade de Ponta Grossa durante o debate realizado no domingo, 08. Promovido pela Band Paraná, o encontro será o único debate televisionado no primeiro turno das eleições municipais de 2020.

Em sua apresentação, Mabel Canto destacou o motivo que a fez merecer o voto do eleitor pontagrossense. “Eu mereço ser a primeira prefeita eleita da história de Ponta Grossa, porque eu sou mulher, sou mãe e tenho a sensibilidade para cuidar das famílias pontagrossenses. É isso que uma administração tem que ser, gestão social que cuida das pessoas como se fosse a sua família. Estou muito preparada, e junto com meu vice Pietro, vamos focar na nossa maior obra, que será cuidar das pessoas da nossa cidade. Nós temos alguns problemas importantes a serem enfrentados, mas nós temos a responsabilidade e o comprometimento para resolver essas questões”, destaca Mabel Canto.

PARTICIPAÇÃO POPULAR – Mabel também falou sobre a participação popular no governo. “O trabalho com a comunidade precisa ser constante. Um prefeito ou uma prefeita não pode mais governar sozinho, precisa ouvir a população. Vamos criar o Conselho da Comunidade, um conselho composto com vários representantes que ajudará a prefeita a decidir em questões pontuais e muito importantes. Ninguém tem que impor absolutamente nada. Essa era acabou! A construção tem de ser feita de forma conjunta para errar menos. Vamos construir uma cidade mais humana se conversamos entre todos. Vamos ouvir os conselhos, inclusive vamos disponibilizar uma sala na prefeitura para os conselhos que não tem estrutura possam se reunir. A prefeita Mabel estará nos bairros. Vamos reativar o gabinete móvel para ouvir diretamente o que a população tem para falar”, explica.

PAVIMENTAÇÃO – A pavimentação também foi tema no debate. Hoje em torno de 32% das ruas não tem nenhum tipo de pavimentação, segundo dados do Paraná Cidade. “Temos que procurar alternativas viáveis, porque nem todo solo pode receber determinado tipo de pavimentação. É preocupante também a questão dos valores. É preciso avaliar, já que a pedra irregular é praticamente a metade do preço do asfalto quente. E também precisamos ouvir o que as pessoas que moram na rua querem. Mas o que mais preocupa é a falta de transparência na escolha das ruas que foram asfaltadas, porque parece que ficou muito asfalto amigo”, enfatiza Mabel Canto.

GERAÇÃO DE EMPREGO – Questionada sobre a Geração de emprego, Mabel destacou que “primeiro é preciso dizer que é necessário desburocratizar a prefeitura. Vamos fazer uma revisão da lei municipal para que possamos dar oportunidade para quem queira empreender e gerar empregos possam fazer sem muita demora, já que atualmente demora até meses para abrir uma empresa em Ponta Grossa. Por isso que nós propomos a auto-declaração de idoneidade, que vai agilizar a abertura das empresas e a geração de empregos. Já que são as micro e pequenas empresas que mais geram emprego, elas precisam de atenção especial”.

A prefeiturável abordou a importância de se investir em capacitação: “por isso toda pessoa que quiser empreender em Ponta Grossa ou que já esteja empreendendo vai ter acesso a uma capacitação técnica cedida pela prefeitura em parceria com diversos órgãos”. E concluiu o tema salientando que por meio do programa de estágio e residência técnica irá mediar a conquista do primeiro emprego para jovens em toda cidade.

SAÚDE DAS MULHERES – No debate, Mabel Canto falou sobre as propostas para a saúde das mulheres. “A mulher não tem sido valorizada pelo atual governo. Infelizmente hoje quase 1.800 gestantes esperam para fazer um exame obstétrico. Um absurdo, uma irresponsabilidade! Nós não vamos permitir que isso aconteça. E isso não é um problema gerado pela pandemia. Em março já tínhamos quase 700 mulheres aguardando. Nós vamos zerar esse problema em três meses. As nossas gestantes terão prioridade, principalmente as com gestação de alto risco, que são cerca de 400 mulheres que sequer consultas estão tendo acesso. E isso é muito grave porque elas carregam no ventre o futuro de Ponta Grossa”.

SAÚDE BÁSICA – Sobre a saúde básica, Mabel falou que “vai fortalecer as unidades de saúde. Infelizmente muitas estão fechadas, como a do Jardim Planalto e que foi construída em um mutirão. A gente não pode ter postos de saúde fechados, não pode ter falta de médicos e de remédios. Também precisamos pensar nas especialidades, porque muitas pessoas estão esperando nas filas neste momento. Por isso vamos criar as policlínicas nos antigos espaços dos CAS e também no Parque Nossa Senhora de Graças. Para atender de forma mais especializada, com cardiologista, pediatra, ginecologista, obstetra, além de exames de raio x e ultrassom”.

HABITAÇÃO – Sobre habitação, Mabel também reforçou que nos últimos anos a Prolar não construiu nenhuma casa em Ponta Grossa e acabou apenas cedendo o cadastro para a Caixa Econômica Federal e empreiteiros. “Sabemos que quando são eles [empreiteiros] que fazem as casas o valor fica bem maior. Queremos buscar investimentos recursos para que a Prolar volte a construir. Temos dois terrenos para construção de lotes urbanizados, no Boreal 2 e no Andorinhas, e que poderiam ter juntos 400 casas. Mas não foram construídas até agora, enquanto isso muitas famílias vivem em área de vulnerabilidade. É de cortar o coração de ver uma mãe morando na beira de um barranco esperando a chuva levar a casa.”, lamenta a candidata.

AUSTERIDADE – Mabel ainda reforçou que quer o corte de 50% dos gastos, rever contratos e diminuir tudo o que for necessário para ter uma gestão econômica. “Austeridade já é uma marca do meu mandato como deputada e também será como prefeita. Também teremos transparência, que é muito importante e que infelizmente não temos visto nesta atual gestão. Precisamos valorizar os servidores. Pois com esse corte de comissionados vai propiciar que esse servidor qualificado, com experiência e com ideias inovadoras possa contribuir em nossa gestão”, finaliza. (Com assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

25 de abril de 2024

Código Estadual do Autismo é aprovado em redação final e segue para sanção

Divulgação

25 de abril de 2024

Obras de asfalto iniciam em ruas do Tânia Mara em PG

Arquivo

24 de abril de 2024

Prefeitura anuncia a construção de duas Unidades de Saúde em Ponta Grossa

Divulgação

24 de abril de 2024

Ponta Grossa terá duas novas Unidades de Saúde a pedido de Aliel

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos