7 de dezembro de 2018

Mabel Canto vistoria estrutura do Instituto Médico Legal de PG

Divulgação

Após visitar a plataforma container aonde está instalado o IML do Município, a deputada estadual eleita identificou vários problemas no local. Ela pretende buscar soluções já no início do seu mandato.

Na tarde de ontem, 06, a deputada estadual eleita Mabel Canto (PSC) esteve vistoriando a estrutura provisória do Instituto Médico Legal (IML) em Ponta Grossa.

O antigo prédio anexo a 13ª Subdivisão Policial onde funcionava o IML do Município foi desativado por riscos de desabamento. Recentemente a estrutura mudou para o Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais (HURCG) em plataforma container, gerando uma série de polêmicas sobre o assunto.

Aliado ao problema estrutural e físico da unidade, também se arrasta os transtornos crônicos de atendimentos e liberação de corpos. A medida emergencial da mudança do IML para o Hospital Regional, traz ainda a falta de elementos necessários para os atendimentos primários, como internet e telefone, além da falta de materiais cirúrgicos descartáveis, ocasionando mais demora na liberação de corpos e na geração de laudos.

Mabel se mostrou bastante preocupada com a situação atual e teme problemas ainda maiores caso uma medida urgente não seja tomada. “As famílias passam por um momento muito difícil, de muita dor na perda do ente e quando chegam no IML tem que esperar longas horas. Outro problema que eu vejo aqui é a falta de pessoal. É necessário a contratação imediata de profissionais, isso resolveria em casos que necessitam de laudos técnicos a pedido da justiça, como por exemplo, na elucidação de crimes violentos”, diz a deputada eleita.

O chefe administrativo do IML de Ponta Grossa, Wilson de Lucena Paulino, que trabalha há mais de 25 anos no setor, lamenta os problemas na unidade e também ressalta a falta de profissionais no local. “Hoje nós trabalhamos com três funcionários para atender um total de 28 municípios na região dos Campos Gerais. Nosso território é o maior do Estado, sem contar o remanejamento de pessoal para outras unidades próximas, se isso acontecer, um corpo chega a levar 14 horas para que seja liberado”, contou Paulino.

Já no início do seu mandato como deputada, Mabel deverá se reunir com lideranças junto ao Governo do Estado para buscar soluções aos problemas que enfrentam a Polícia Científica e os IMLs do Paraná. (Com assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

25 de abril de 2024

Código Estadual do Autismo é aprovado em redação final e segue para sanção

Divulgação

25 de abril de 2024

Obras de asfalto iniciam em ruas do Tânia Mara em PG

Arquivo

24 de abril de 2024

Prefeitura anuncia a construção de duas Unidades de Saúde em Ponta Grossa

Divulgação

24 de abril de 2024

Ponta Grossa terá duas novas Unidades de Saúde a pedido de Aliel

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos