22 de outubro de 2020

Mabel Canto tem projeto para reduzir filas de espera com especialistas

Divulgação

Primeiro compromisso é de zerar em três meses as filas do ultrassom obstétrico e morfológico: hoje são mais de 1,6 mil mulheres esperando pelo exame.

Criar uma agenda positiva para solucionar o problema das filas para exames e consultas com especialistas é uma das propostas para a área da saúde da candidata Mabel Canto (PSC). O planejamento inclui o levantamento da situação real desse histórico problema, busca por parcerias e a criação de critérios para a realização de exames e consultas. Além disso, serão criadas as Policlínicas da Família. A meta é utilizar a estrutura dos antigos CAS para consultas, exames e atendimento especializado voltado à atenção básica de saúde. Os espaços serão equipados com ultrassom, raio-X, além de contar com equipe multiprofissional com os encaminhamentos sendo feitos pelas Unidades Básicas de Saúde.

“Vamos zerar em três meses as filas do ultrassom obstétrico e morfológico. No início do próximo ano ainda estaremos vivendo sob a pandemia e assim precisamos realizar um planejamento para que essas filas não sejam mais represadas. O número de ultrassons, por exemplo, em janeiro estará maior e para zerar a fila e reorganizar o sistema, teremos que estabelecer critérios. Todas as unidades de saúde têm suas gestantes cadastradas e por grau de risco. Essas gestantes entrarão numa fila de prioridade. Nenhuma deixará de fazer, mas será estabelecido um critério”, reforça Mabel Canto.

No caso da oftalmologia, o número é muito grande. Contudo, muitos pacientes precisam de uma consulta para ver que tipo de óculos precisa usar, por exemplo. “Mas nesta fila de 4 mil podem ter pacientes com outras doenças e que precisam ser priorizados, como catarata e glaucoma. Cada Unidade de saúde poderá criar uma fila e separar por grau de risco para atender primeiro os que mais necessitam”.

Com as outras especialidades, a equipe de saúde usaria o mesmo princípio de estabelecer um planejamento. “É preciso conseguir a consulta com o dermatologista e o exame que ele vai pedir, que pode ser uma biópsia. É preciso garantir todo o pacote de serviços, como a consulta e o agendamento da cirurgia, quando necessário para não criar um outro problema. Para equacionar essas questões é preciso fazer um bom diagnóstico das necessidades e um planejamento garantindo que os pacientes de maior risco tenham prioridade”, analisa Mabel Canto. (Com assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

17 de abril de 2024

Prefeitura de PG anuncia telemedicina para atendimento à saúde da população

Divulgação

17 de abril de 2024

Municípios da AMCESPAR assinam adesão ao COGEMATE

Divulgação

17 de abril de 2024

Esquadrilha da Fumaça se apresenta no Centro de Eventos neste sábado

Divulgação

17 de abril de 2024

Fomento Paraná traz Caravana de Crédito para Ponta Grossa amanhã

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos