4 de novembro de 2020

Mabel Canto quer transparência na fila da habitação

Divulgação

Programa Casa de Verdade tem como objetivo garantir habitação ao alcance de todos. Prolar terá força-tarefa para garantir regularização.

Promover maior transparência na fila da Companhia de Habitação de Ponta Grossa (Prolar) e criar uma força-tarefa para a regularização de imóveis estão entre as prioridades da candidata a prefeita Mabel Canto (PSC). Inclusive, o candidato a vice, Pietro Arnaud (PSB) é o autor da lei da transparência da fila da Prolar e que não está sendo cumprida.

Um dos trabalhos será a efetivação do Programa Casa de Verdade: habitação ao alcance de todos. O projeto terá um novo cadastro com informações atualizadas, muita transparência e com dados georreferenciados de todo os inscritos. Ainda terá o programa de Assistência Técnica Gratuita para Habitação de Interesse Social (ATHIS), que será realizado pelo Instituto de Planejamento (Iplan). O ATHIS é para fazer com que os técnicos da Prefeitura atendam a população de menor renda.

“Através da integração de informações, o cidadão poderá consultar em tempo real sua situação e o andamento do processo. Esse programa foi elaborado para promover a reestruturação da fila da Prolar. Porque hoje não é nada transparente e as pessoas têm muita dificuldade em descobrir seu lugar na fila que ficaria disponível no site da Prolar”, explica Mabel Canto.

Sem verbas disponíveis para a construção de novas moradias, a Prefeitura estará a todo momento buscando recursos junto ao governo estadual e federal. Além disso serão elaborados projetos para garantir recursos do programa Casa Verde e Amarela, que é o ‘novo’ Minha Casa Minha Vida.

Outra proposta é a ampliação do programa de regularização. A intenção é fazer uma força-tarefa entre o Iplan, as Secretarias de Planejamento, Administração e Prolar para que possam ser feitos mutirões de regularização e, assim, ajudar um número maior de famílias. “O problema é que nem todas as famílias poderão ter suas casas regularizadas, pois várias estão em áreas de risco. Em 2021 nós teremos que rever o Plano Municipal de Habitação de Interesse Social, que é uma exigência para o repasse de recursos. Então é importante que o Plano de Habitação aconteça e assim possamos programar quais casas podem ser regularizadas e quais não. E onde poderemos realocar todas essas famílias”. (Com assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

19 de abril de 2024

Programa de Inglês da Prefeitura de PG avança e apresenta novo material didático

Divulgação

18 de abril de 2024

Festa das Associações traz shows nacionais para Ivaí neste fim de semana

Arquivo

18 de abril de 2024

Fundação Municipal de Saúde confirma 1ª morte por dengue em Ponta Grossa

Arquivo

18 de abril de 2024

Região de Ponta Grossa deve assumir liderança na produção estadual de cevada

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos