8 de março de 2019

Mabel Canto lança projeto para promover o empoderamento feminino

André Jonsson - Blog do Johnny

O lançamento do Garagem Mulher, que oferecerá atendimento às mulheres em situação de risco, aconteceu na manhã de hoje, 08, durante o programa O Repórter da Rádio Difusora.

Rafaela Czelusniak

A deputada estadual Mabel Canto (PSC) realizou na manhã de hoje, 08, Dia Internacional da Mulher, o lançamento do Garagem Mulher, projeto de iniciativa do seu mandato que tem o objetivo de promover o empoderamento feminino em Ponta Grossa. O evento aconteceu na instituição Garagem da Esperança durante o programa O Repórter, da Rádio Difusora, e foi transmitido ao vivo pelo Facebook.

Mabel contou que desde a divulgação do projeto na internet houveram muitos contatos de mulheres da sociedade que se propuseram a ajudá-la. “Tivemos no evento hoje em torno de 40 mulheres e cada uma trouxe a sua palavra, o seu voluntariado, a sua ajuda e isso foi muito importante. Eu confesso que cheguei a ficar emocionada porque foi muito bacana, fiquei muito feliz de ver essa adesão à iniciativa e tenho certeza que vamos levar esta soma diretamente para as mulheres”, afirmou a deputada.

No primeiro momento, o projeto oferecerá atendimento às mulheres em situação de risco, como as que estão sofrendo violência doméstica, por exemplo. Serão prestados auxílios jurídicos e o encaminhamento das vítimas à Delegacia da Mulher. Posteriormente, através de uma parceria com a agência de recursos humanos Job, elas receberão assistência para que possam ingressar no mercado de trabalho e conquistar independência financeira.

“Os números da Delegacia da Mulher sempre foram muito consideráveis, então todos os projetos que vêm colaborar, fortalecer o enfrentamento à violência, são relevantes”, destacou a delegada da Mulher de Ponta Grossa, Cláudia Kruger. “Essa desenvoltura da deputada em relação à essas questões e esse comprometimento dela é muito importante”, acrescentou.

AÇÕES –Outras ações integram o projeto. Mabel destacou que todas às sextas-feiras, das 06h às 08h, durante o programa O Repórter, apresentado por ela nesse dia, a ginecologista e obstetra Dra. Cristiane Schneckenberg trará orientações relacionadas a saúde da mulher.

A deputada também tem o objetivo de impulsionar o empreendedorismo e incentivar uma maior participação feminina na política. “Daqui alguns dias começaremos a ir para os bairros captar as mulheres que não conseguem vir até a Garagem”, contou Mabel. O projeto também será levado para outros municípios da região.

Participaram do lançamento a vice-prefeita de Ponta Grossa, Elizabeth Schimidt (sem partido), a delegada Cláudia Kruger, a delegada do setor de Homicídios da 13ª Subdivisão Policial, Tânia Maria Sviercoski Pinto, a delegada do Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente (Nucria), Ana Paula Cunha Carvalho, entre outras autoridades e representantes femininas.

“É uma honra estar aqui representando as mulheres da nossa cidade que são mais de 52%. As autoridades todas que estão aqui são pessoas que têm credibilidade no trabalho, que todos nós acreditamos”, apontou Elizabeth, que avaliou o projeto de Mabel como “magnifico”.

Os atendimentos já estão sendo realizados na Garagem da Esperança (Rua XV de Novembro, 438, Centro) e o serviço é oferecido gratuitamente. O projeto é realizado com recursos próprios de deputada, além de parcerias e trabalho voluntário.

“O Garagem Mulher está ativo agora para que possamos fazer a diferença na vida das mulheres. Hoje não é só um dia de comemorar. É um dia de enaltecer a luta e os direitos que conquistamos. Todos os dias temos que lutar por nós”, finalizou Mabel, que foi a primeira deputada estadual eleita dos Campos Gerais.


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

25 de abril de 2024

Código Estadual do Autismo é aprovado em redação final e segue para sanção

Divulgação

25 de abril de 2024

Obras de asfalto iniciam em ruas do Tânia Mara em PG

Arquivo

24 de abril de 2024

Prefeitura anuncia a construção de duas Unidades de Saúde em Ponta Grossa

Divulgação

24 de abril de 2024

Ponta Grossa terá duas novas Unidades de Saúde a pedido de Aliel

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos