22 de fevereiro de 2019

Mabel Canto defende que atual estrutura do IML de PG não pode ser mantida por mais dois anos

Divulgação

A deputada apresentou os problemas do Instituto Médico Legal do Município em discurso na tribuna da Alep, na última quarta-feira, 20.

Rafaela Czelusniak

Durante seu discurso na tribuna da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (Alep), na última quarta-feira, 20, a deputada estadual Mabel Canto (PSC) solicitou medidas emergenciais para a estrutura do Instituto Médico Legal (IML) de Ponta Grossa.

Desde agosto do ano passado, após a interdição da antiga sede, o órgão está instalado em contêineres ao lado do Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais. Nesta semana a Prefeitura Municipal, através de uma parceria com a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), anunciou a construção do novo prédio do IML na cidade. A estrutura deverá ficar pronta em 2021 e as obras serão responsabilidade do governo do Estado.

Para a deputada, a população não pode esperar dois anos para que a situação seja resolvida. “A gente tem problemas emergenciais lá no nosso Instituto. Os funcionários e até mesmo os corpos não podem ser mantidos dentro de dois contêineres, até porque, pelas últimas experiências eles não têm sido uma boa alternativa”, apontou Mabel no seu discurso, se referindo ao incêndio no CT do Flamengo no RJ, que vitimou dez jovens.

FALTA DE MATERIAIS – A parlamentar também destacou a falta de materiais para a realização dos procedimentos realizados pelo órgão. “Faltam, por exemplo, agulhas hipodérmicas, que são utilizadas para retirar sangue dos cadáveres. Essas têm sido adquiridas com o salário dos próprios funcionários”, revelou Mabel.

SERVIDORES – De acordo com informações apuradas pela parlamentar, o IML do Município conta com três agentes trabalhando na remoção de corpos e cinco médicos legistas. “São números insuficientes para prestar um bom atendimento. E nessa mesma área quero lembrar também da falta de peritos criminais em todo o Estado”, cobrou.

Ao final do discurso, Mabel apelou para a sensibilidade do governador Ratinho Junior (PSD) para a resolução das questões apresentadas por ela. “Pode parecer que não é tão grave, mas é. Porque um cadáver quando  passa pelo IML pode ser a prova de um crime e, ainda mais importante, é um ente querido de alguém”, concluiu a deputada.


Compartilhe



Últimas notícias

Arquivo

28 de março de 2024

Câmara de PG vota aumento no número de vereadores na segunda-feira

Divulgação

28 de março de 2024

Ratinho Júnior apoia Emiliano Gomes em Irati e pede união do grupo

Divulgação

28 de março de 2024

Joce Canto convida Sandra Queiroz para vice

Arquivo

28 de março de 2024

Marcelo Rangel deve ir para o PL e Elizabeth para o União Brasil

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos