14 de dezembro de 2018

Mabel Canto conhece sistema penitenciário do Município

Divulgação

A deputada estadual eleita visitou na última terça-feira a Cadeia Pública Hildebrando de Souza e a Penitenciária Estadual de Ponta Grossa.

Na última terça-feira, 11, a deputada estadual eleita Mabel Canto (PSC) conheceu o sistema carcerário de Ponta Grossa e região, assim como a estrutura da Cadeia Pública Hildebrando de Souza, que atualmente mantém sob custódia 902 detentos, sendo 822 masculinos e 80 femininos.

O local conta com um sistema de câmeras que monitoram o trabalho dos agentes do Departamento Penitenciário (Depen) responsáveis pela triagem de visitas e alimentos, revista pessoal, escolta e remanejamento de presos no interior da unidade.

O diretor da Hildebrando de Souza, Sebastião Cesar de Araújo, apresentou algumas demandas. “Existem três pilares fundamentais para que seja mantida a ordem: um deles é a religião, outro é a educação e o terceiro o trabalho. Neste momento estamos realizando todos com eficiência”, contou Araújo.

Mabel também esteve na Penitenciária Estadual de Ponta Grossa (PEPG) acompanhada da direção do complexo penal e do Bispo Diocesano Dom Sergio Arthur Braschi. Ela conheceu os setores do regime fechado, salas de aula e fábrica de calçados.

A penitenciária mantém em cumprimento de pena 400 detentos, entre regime fechado e semiaberto. Empresas parceiras do sistema prisional oferecem trabalho aos custodiados nas áreas de roçada, construção civil e confecção de calçados. Em contrapartida, quem trabalha recebe um salário mínimo para auxiliar nas despesas da família e redução de pena.

Na visão do diretor da PEPG, Luiz Fernando da Silveira, utilizar a educação e o mercado de trabalho como ferramenta de progressão, ajuda a melhorar a rotina diária e diminui o estresse da vida carcerária. “Quando estuda ou trabalha, o detendo dedica parte do seu dia nas atividades fora da cela, o tempo passa mais rápido, não dá tempo de pensar em coisas ruins”, explica Silveira.

Mabel se comprometeu em apoiar os projetos de melhoria no sistema penitenciário. “A partir de 2019, vamos buscar recursos que sejam destinados a melhorias nas duas unidades do sistema carcerário de Ponta Grossa e região”, garantiu a deputada. (Com assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

21 de fevereiro de 2019

Muffato anuncia nova loja Max Atacadista com investimento de R$ 40 mi em PG

Divulgação

21 de fevereiro de 2019

Desavesso promove bazar em Ponta Grossa amanhã

Divulgação

21 de fevereiro de 2019

Ratinho Junior garante que proteção à criança é prioridade no Paraná

Divulgação

21 de fevereiro de 2019

Prefeitura de Ponta Grossa amplia investimentos em saúde e educação

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Arquivo

28 de agosto de 2018

Vaza áudio de secretário de Cida falando sobre dinheiro em troca de apoio

14 de agosto de 2017

Suposto patrocínio da UEPG em aniversário do MST gera polêmica nas redes sociais

Arquivo

"RAMBO"

10 de fevereiro de 2017

“Vou fechar todos os buracos da cidade em seis meses ou não me chamo Márcio Ferreira”, impõe meta secretário