14 de dezembro de 2018

Mabel Canto conhece sistema penitenciário do Município

Divulgação

A deputada estadual eleita visitou na última terça-feira a Cadeia Pública Hildebrando de Souza e a Penitenciária Estadual de Ponta Grossa.

Na última terça-feira, 11, a deputada estadual eleita Mabel Canto (PSC) conheceu o sistema carcerário de Ponta Grossa e região, assim como a estrutura da Cadeia Pública Hildebrando de Souza, que atualmente mantém sob custódia 902 detentos, sendo 822 masculinos e 80 femininos.

O local conta com um sistema de câmeras que monitoram o trabalho dos agentes do Departamento Penitenciário (Depen) responsáveis pela triagem de visitas e alimentos, revista pessoal, escolta e remanejamento de presos no interior da unidade.

O diretor da Hildebrando de Souza, Sebastião Cesar de Araújo, apresentou algumas demandas. “Existem três pilares fundamentais para que seja mantida a ordem: um deles é a religião, outro é a educação e o terceiro o trabalho. Neste momento estamos realizando todos com eficiência”, contou Araújo.

Mabel também esteve na Penitenciária Estadual de Ponta Grossa (PEPG) acompanhada da direção do complexo penal e do Bispo Diocesano Dom Sergio Arthur Braschi. Ela conheceu os setores do regime fechado, salas de aula e fábrica de calçados.

A penitenciária mantém em cumprimento de pena 400 detentos, entre regime fechado e semiaberto. Empresas parceiras do sistema prisional oferecem trabalho aos custodiados nas áreas de roçada, construção civil e confecção de calçados. Em contrapartida, quem trabalha recebe um salário mínimo para auxiliar nas despesas da família e redução de pena.

Na visão do diretor da PEPG, Luiz Fernando da Silveira, utilizar a educação e o mercado de trabalho como ferramenta de progressão, ajuda a melhorar a rotina diária e diminui o estresse da vida carcerária. “Quando estuda ou trabalha, o detendo dedica parte do seu dia nas atividades fora da cela, o tempo passa mais rápido, não dá tempo de pensar em coisas ruins”, explica Silveira.

Mabel se comprometeu em apoiar os projetos de melhoria no sistema penitenciário. “A partir de 2019, vamos buscar recursos que sejam destinados a melhorias nas duas unidades do sistema carcerário de Ponta Grossa e região”, garantiu a deputada. (Com assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

26 de abril de 2024

17ª ExpoFrísia propõe discussões sobre o mercado leiteiro

Divulgação

25 de abril de 2024

Código Estadual do Autismo é aprovado em redação final e segue para sanção

Divulgação

25 de abril de 2024

Obras de asfalto iniciam em ruas do Tânia Mara em PG

Arquivo

24 de abril de 2024

Prefeitura anuncia a construção de duas Unidades de Saúde em Ponta Grossa

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos