6 de março de 2018

Kaiber foi um dos alvos de condução coercitiva da Operação Trapaça/Carne Fraca pela PF

Arquivo

O objetivo desta nova fase da Operação é investigar fraudes praticadas por empresas e laboratórios que tinham como finalidade burlar o Serviço de Inspeção Federal e não permitir a fiscalização eficaz do Ministério da Agricultura

O site O Antagonista, divulgou ontem a lista completa dos nomes das 27 pessoas alvos de mandados de condução coercitiva da Operação Trapaça, 3ª fase da Operação Carne Fraca, deflagrada pela Polícia Federal ontem. Entre os nomes, está o do executivo Flavio Carlos Kaiber, ex-secretário municipal de Administração e diretor administrativo da Santa Casa de Misericórdia de Ponta Grossa. Kaiber foi diretor da Perdigão e Batavia na região, empresas que foram incorporadas à BRF. O objetivo desta nova fase da Operação é investigar fraudes praticadas por empresas e laboratórios que tinham como finalidade burlar o Serviço de Inspeção Federal e não permitir a fiscalização eficaz do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Cerca de 270 policiais federais e 21 auditores fiscais federais agropecuários cumprem 91 ordens judiciais nos estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Goiás e São Paulo, sendo 11 mandados de prisão temporária, 27 mandados de condução coercitiva e 53 mandados de busca e apreensão. Os mandados judiciais cumpridos na manhã de ontem foram expedidos pelo juízo da 1ª Vara Federal de Ponta Grossa, Andre Wasilewski Duszczak.

De acordo com as investigações, cinco laboratórios (sendo três credenciados junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA, e dois do setor de análises da BRF) fraudavam resultados de exames feito nos produtos. Dessa forma, dados fictícios eram informados em laudos entregues ao Serviço de Inspeção Federal (SIF/MAPA) a fim de driblar a fiscalização. Por esse motivo, a operação foi batizada de Trapaça.

Os investigadores identificaram, ainda, que a prática das fraudes contava com a anuência de executivos do grupo empresarial, bem como de seu corpo técnico, além de profissionais responsáveis pelo controle de qualidade dos produtos da própria empresa. Também foram constatadas manobras extrajudiciais, operadas pelos executivos do grupo, com o fim de acobertar a prática desses ilícitos ao longo das investigações.

Entre os presos ontem, está o ex-diretor-presidente global da BRF Brasil Foods, Pedro de Andrade Faria. O ex-gerente industrial da BRF em Carambeí, nos Campos Gerais, Luiz Augusto Fossati, se entregou à Polícia Federal (PF), em Curitiba, hoje de manhã. Ele era o único dos 11 alvos de prisão temporária da  fase da Operação Carne Fraca, deflagrada ontem, que não tinha sido encontrado.

Os investigados poderão responder, dentre outros, pelos crimes de falsidade documental, estelionato qualificado e formação de quadrilha ou bando, além de crimes contra a saúde pública.

A reportagem do BLOG DO JOHNNY, tentou ouvir o executivo, mas ele não atendeu e nem retornou as ligações. (Com assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Arquivo

24 de abril de 2024

Prefeitura anuncia a construção de duas Unidades de Saúde em Ponta Grossa

Divulgação

24 de abril de 2024

Ponta Grossa terá duas novas Unidades de Saúde a pedido de Aliel

Arquivo

24 de abril de 2024

Fundação Municipal de Saúde confirma a 2ª morte por dengue em Ponta Grossa

Divulgação

24 de abril de 2024

EPR Litoral Pioneiro apresenta diretrizes para a prefeita Elizabeth

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos