8 de setembro de 2019

Internautas apontam que secretária de Educação infringiu regulamento do desfile ao protestar contra Bolsonaro

Divulgação

Artigo 13 do regulamento do desfile editado pela própria Secretaria Municipal de Educação diz que: “Considerando o espírito cívico e comemorativo é vedado às instituições participantes promoverem manifestações de caráter político-partidário e de desrespeito a pessoas e ou instituições”. Antes de ser secretária municipal de Educação do governo do PSDB, Esméria havia sido secretária no governo do prefeito Péricles de Mello, do PT.

Internautas apontaram que a secretária municipal de Educação, Esméria Saveli, infringiu o regulamento do desfile cívico-militar, editado pela própria Secretaria Municipal de Educação (confira), no artigo 13, que diz: “Considerando o espírito cívico e comemorativo é vedado às instituições participantes promoverem manifestações de caráter político-partidário e de desrespeito a pessoas e ou instituições”.

Esméria desfilou vestida de preto, ontem, 07, no desfile cívico-militar da Independência, e a sua foto viralizou nas redes sociais. Em todo o país ocorreram manifestações contra o Presidente Jair Bolsonaro (PSL) convocadas pelas entidades estudantis e movimentos sociais. Os participantes vestiam preto em sinal de luto.

Na camiseta, Esméria estampava a frase: “Educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas transformam o mundo”, do educador e filósofo brasileiro Paulo Freire. No ano passado, Bolsonaro disse que usaria ‘um lança-chamas’ para expulsar do Ministério da Educação as ideias do educador. Em Ponta Grossa, a filosofia de Freire é tema do VII Congresso de Educação e da Feira do Livro 2019, que acontece no Parque Ambiental, e norteia o Ensino em Tempo Integral no Município.

A secretária não atendeu e nem respondeu as mensagens da reportagem do BLOG DO JOHNNY sobre a polêmica.

O prefeito Marcelo Rangel (PSDB) está de licença para tratamentos de saúde e não compareceu ao desfile. A vice-prefeita e prefeita em exercício, Elizabeth Schmidt (sem partido) vestia roupas roxas. No palanque oficial, além das autoridades militares, não se viu nenhuma outra autoridade vestindo roupas verde amarela atendendo ao pedido de Bolsonaro na semana passada. Nas redes sociais, Esméria Saveli compartilhou postagens com críticas pesadas ao Presidente Jair Bolsonaro. Recentemente a secretária desapareceu das redes.

Antes de ser secretária municipal de Educação do governo do PSDB, Esméria havia sido secretária no governo do prefeito Péricles de Mello, do PT.

O vereador Ricardo Zampieri (PSL) informou que irá protocolar nesta segunda-feira, 09, uma Moção de Repúdio pelo protesto, e requerer do prefeito Marcelo Rangel explicações sobre o descumprimento do regulamento do desfile pela secretária.


Compartilhe



Últimas notícias

Arquivo

28 de março de 2024

Câmara de PG vota aumento no número de vereadores na segunda-feira

Divulgação

28 de março de 2024

Ratinho Júnior apoia Emiliano Gomes em Irati e pede união do grupo

Divulgação

28 de março de 2024

Joce Canto convida Sandra Queiroz para vice

Arquivo

28 de março de 2024

Marcelo Rangel deve ir para o PL e Elizabeth para o União Brasil

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos