26 de fevereiro de 2019

Inscrições para o Família Acolhedora abrem amanhã

Divulgação

O serviço cadastra e capacita famílias para receberem em suas casas, por um período determinado, crianças e adolescentes em situação de risco pessoal e social que estão afastadas da família biológica.

O serviço Família Acolhedora, realizado pela Fundação de Assistência Social de Ponta Grossa (Faspg) em parceria com a Vara da Infância e Juventude, cadastra e capacita famílias para receberem em suas casas, por um período determinado, crianças e adolescentes em situação de risco pessoal e social. As inscrições para seleção das famílias iniciam amanhã, 27, e seguem até dia 29 de março.

“A família de acolhimento representa a possibilidade de continuidade da convivência familiar em ambiente sadio para a criança ou adolescente. As famílias acolhedoras são selecionadas, capacitadas e acompanhadas pela equipe técnica do Serviço de Acolhimento”, destaca a coordenadora do Serviço, Lucélia Andrade Shmigel.

O objetivo principal é proporcionar à criança e ao adolescente em situação de violação de direitos, o acolhimento em casas de famílias da comunidade, assegurando o direito fundamental da convivência familiar previsto no Estatuto da Criança e Adolescente (ECA). “O acolhimento tem se constituído uma alternativa mais humanizada, que permite um atendimento individualizado, cercado de afeto e cuidados. Ponta Grossa, por meio do serviço, tem buscado inverter a lógica do acolhimento institucional”, explica a presidente da Faspg e primeira-dama de Ponta Grossa, Simone Kaminski.

O período de acolhimento é previsto até que seja possível o retorno à família de origem ou o encaminhamento para adoção. O serviço conta hoje com equipe técnica composta por uma assistente social e uma psicóloga.

As famílias interessadas em participar da seleção podem entrar em contato através do telefone 3220-1000, ramal 2190, ou diretamente no Departamento de Proteção Social Especial (Rua Desembargador Joaquim Ferreira Guimarães, 21, Jardim Carvalho), das 09h às 17h. (Com assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Arquivo

28 de março de 2024

Câmara de PG vota aumento no número de vereadores na segunda-feira

Divulgação

28 de março de 2024

Ratinho Júnior apoia Emiliano Gomes em Irati e pede união do grupo

Divulgação

28 de março de 2024

Joce Canto convida Sandra Queiroz para vice

Arquivo

28 de março de 2024

Marcelo Rangel deve ir para o PL e Elizabeth para o União Brasil

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos