8 de outubro de 2017

Implementação de Conselho de Desenvolvimento é discutida

Divulgação

Segundo o prefeito Marcelo Rangel, a minuta do projeto está pronta e deverá ser enviada para a Câmara Municipal ainda neste mês. O objetivo é implantar o Conselho até o final do ano

A Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG) em parceria com a Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional, realizou na última quinta-feira, 05, um encontro com lideranças do município para apresentar um modelo de Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá, no noroeste do Estado, com o objetivo discutir o tema e a implementação do órgão em Ponta Grossa. O evento contou com a presença do prefeito Marcelo Rangel (PPS), representantes dos Poderes Legislativo e Judiciário, entre outras autoridades.

O presidente da ACIPG, Douglas Fanchin Taques Fonseca, explica que Conselho a ser implementado em Ponta Grossa deverá reunir representantes de comunidade como associações, sindicatos e órgãos públicos com o intuito de repensar o município, com o objetivo de discutir, com base nos indicadores econômicos, a falta de planejamento futuro, a descontinuidade das ações dos governos e da capacidade de mobilização da comunidade. “Devemos isso ao prefeito, que teve a iniciativa de implementar o Conselho. Dessa forma, um grupo de pessoas repensará o município sem interesse político, indiferente da gestão que estiver no comando. Ponta Grossa só tem a ganhar com esta iniciativa que auxiliará o prefeito”, disse Fonseca.

O prefeito Marcelo Rangel (PPS) apresentou a logomarca do Conselho de Desenvolvimento de Ponta Grossa (CDPG) e disse aos presentes que a iniciativa é essencial para o futuro do município. Segundo ele, a participação da sociedade é importante para a administração pública. “A minuta do projeto já está pronta. A intenção é encaminhar o projeto para a Câmara ainda neste mês, para lançarmos o CDPG ainda neste ano, aqui na ACIPG”, disse o prefeito.

A palestra foi ministrada pelo diretor geral do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá (Codem), João Ricardo Tonin, que discorreu sobre o processo de fundação e sobre os projetos já realizados, atuais e para o futuro. Falou também sobre o Masterplan Metrópole Maringá, que apresentará um planejamento até 2047. O Masterplan é um levantamento socioeconômico e depois físico territorial, para verificar o que Maringá vai precisar fazer para se moldar ao crescimento. O diretor salientou que nos últimos 13 anos, Maringá teve um crescimento superior a 8%. “Crescimento sem planejamento é sinônimo de problemas de estrutura”, comentou.

Tonin explicou que em Maringá, por lei municipal, o Codem conta com orçamento próprio e mesmo não sendo, tem um status de Secretaria Municipal. Além disso, os cargos técnicos são mantidos pelo Município, mas por indicação técnica e não política. “O Codem reúne a sociedade, proporciona auxilio técnico para o poder público local, sem vaidades, sem interesses políticos ou eleitorais. Tendo como principal objetivo de resultado o futuro da cidade”, frisou Tonin. (Com assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

25 de abril de 2024

Obras de asfalto iniciam em ruas do Tânia Mara em PG

Arquivo

24 de abril de 2024

Prefeitura anuncia a construção de duas Unidades de Saúde em Ponta Grossa

Divulgação

24 de abril de 2024

Ponta Grossa terá duas novas Unidades de Saúde a pedido de Aliel

Arquivo

24 de abril de 2024

Fundação Municipal de Saúde confirma a 2ª morte por dengue em Ponta Grossa

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos