30 de maio de 2019

Hussein Bakri discute com produtores meios de alavancar a produção de erva-mate

Divulgação

Representante da região na Assembleia Legislativa, o parlamentar se reuniu com os membros da Associação dos Amigos da Erva-Mate de São Mateus do Sul.

O deputado Hussein Bakri (PSD) se reuniu ontem, 29, com os membros da Associação dos Amigos da Erva-Mate de São Mateus do Sul, para discutir a cadeira produtiva, o manejo sustentável e projetos de lei que possam auxiliar na produção em toda a região. “Além de tradição e muita história, a erva-mate do Sul do Paraná é reconhecida pela qualidade do produto. Por isso, vim unir forças à Associação para estudar medidas que alavanquem ainda mais a produção e, consequentemente, a economia da região”, afirmou Bakri, que é líder do governo Ratinho Junior (PSD) e representante do Sul do Estado na Assembleia Legislativa.

São Mateus do Sul e os municípios vizinhos de Antonio Olinto, Mallet, Rebouças, Rio Azul e São João do Triunfo são conhecidos como a terra da erva-mate em território brasileiro. O reconhecimento oficial ocorreu em setembro de 2017, quando o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) entregou o certificado de registro da Indicação de Procedência São Matheus. Na modalidade de Indicação Geográfica (IG), foi a primeira do Brasil relacionada à erva-mate. A conquista pressupôs o atendimento a uma série de requisitos, que, por meio de um selo, passaram a atestar a qualidade da cadeira produtiva local e a agregar maior valor ao produto oriundo da região.

Para valorizar e fortalecer a erva-mate, a Assembleia Legislativa aprovou há 10 dias um projeto do deputado Hussein Bakri que institui o dia 2 de fevereiro no calendário oficial de eventos do Paraná como Dia do Produtor da Erva-Mate. O parlamentar também apresentou um requerimento para homenagear a Associação dos Amigos da Erva-Mate de São Mateus do Sul. A entrega da moção de aplausos será em setembro, em comemoração aos 2 anos desde que a entidade passou a ser a primeira e única a ser reconhecida nacionalmente com o selo do INPI. (Com assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

25 de abril de 2024

Código Estadual do Autismo é aprovado em redação final e segue para sanção

Divulgação

25 de abril de 2024

Obras de asfalto iniciam em ruas do Tânia Mara em PG

Arquivo

24 de abril de 2024

Prefeitura anuncia a construção de duas Unidades de Saúde em Ponta Grossa

Divulgação

24 de abril de 2024

Ponta Grossa terá duas novas Unidades de Saúde a pedido de Aliel

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos