27 de fevereiro de 2019

Hussein Bakri destaca importância do Programa de Compliance do governo do Estado

Divulgação

“O governador está colocando essas medidas no papel e fazendo do Paraná o primeiro Estado do país com um programa dessa natureza. O recado das urnas foi claro: a corrupção não será tolerada em nenhum nível da administração estadual”, afirmou o parlamentar.

O líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Hussen Bakri (PSD)9, defende que o respeito à moralidade e à eficiência administrativa não podem ficar apenas no discurso. Ele destacou a proposta do Programa de Integridade e Compliance, apresentada pelo governador Ratinho Junior (PSD), que começa a tramitar no Legislativo.

O parlamentar ressaltou que a proposta foi um compromisso de campanha de Ratinho Jr. para combater à corrupção. “O governador está colocando essas medidas no papel e fazendo do Paraná o primeiro Estado do país com um programa dessa natureza. O recado das urnas foi claro: a corrupção não será tolerada em nenhum nível da administração estadual”, apontou Bakri.

OBJETIVOS – Conforme explicou o líder do governo, na lista de objetivos do novo programa estão a adoção de princípios éticos e normas de conduta, bem como a certificação do seu cumprimento; o estabelecimento de medidas que previnam possíveis desvios de conduta por parte dos agentes públicos; o fomento à inovação no Executivo Estadual e o aperfeiçoamento da estrutura de governança pública.

FASES – Para efetiva implantação do Compliance, são previstas 11 fases no total, conforme estruturação a ser definida  pelo governador: identificação e classificação dos riscos; estruturação do Plano de Integridade; definição dos requisitos; elaboração de matriz de responsabilidade; desenho dos processos e procedimentos de controle interno; elaboração do Código de Ética e Conduta; comunicação e treinamento; estruturação e implementação do Canal de Denúncias; realização de auditoria e monitoramento; ajustes e retestes; e aprimoramento e monitoramento do funcionamento do Programa.

Ratinho Jr. também deverá disciplinar, após a sanção da lei, a composição, estrutura e atribuições do Comitê de Integridade e Compliance, cujo objetivo será garantir a efetividade de todas as ações previstas. Depois de aprovada e sancionada, as novas diretrizes entrarão em vigor num prazo de 60 dias. (Com assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

19 de abril de 2024

Ponta Grossa conquista Prêmio Prefeitura Empreendedora

Divulgação

19 de abril de 2024

Programa de Inglês da Prefeitura de PG avança e apresenta novo material didático

Divulgação

18 de abril de 2024

Festa das Associações traz shows nacionais para Ivaí neste fim de semana

Arquivo

18 de abril de 2024

Fundação Municipal de Saúde confirma 1ª morte por dengue em Ponta Grossa

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos