2 de abril de 2020

Hospital Municipal e UPA passam a receber pacientes de acordo com o novo fluxo de atendimento

Arquivo

TJ-PR determinou que o Estado providencie a internação tratamento para todos os pacientes que aguardem transferência por mais de 24 horas nas UPAs da cidade, devendo o encaminhamento ser feito em no máximo 48 horas da inserção do nome do paciente na Central de Regulação Estadual de Leitos. Também foi imposta multa diária de R$ 100 por paciente não transferido em tempo hábil.

Devido a pandemia do coronavírus a Fundação Municipal de Saúde (FMS) passou a realizar mudanças nos fluxos de atendimentos dos pacientes, envolvendo a Atenção Básica, Especializada e de Urgência e Emergência. Diante do cenário atual mais uma alteração foi necessária desde ontem, 1º. Agora, todas as pessoas que necessitarem de atendimento à saúde, por estarem com sintomas respiratórios, devem se dirigir a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e não ao Hospital Municipal Amadeu Puppi (Pronto Socorro), este ficará responsável pelo restante dos casos.

A UPA é uma das estruturas de referências para a comunidade e começará a atender apenas pacientes com sintomas respiratórios, seja coronavírus ou não. Este atendimento será exclusivo neste local, não mais no Pronto Socorro, portanto a população que tiver problemas respiratórios como gripe, tosse, dor de garganta, entre outros, deve procurar as Unidade Básica de Saúde (UBS) ou a UPA Santa Paula, não podendo mais procurar o Hospital Municipal.

“Tomamos esta conduta para a população não se misturar e consequentemente não se contaminar de forma cruzada, por exemplo, você chega no Pronto Socorro para ser atendido por um problema de cólica renal e se tiver outros pacientes lá com suspeita do coronavírus, você pode se contaminar, por isso estamos separando a população para este atendimento”, explica o secretário adjunto de Saúde, Dr. Rodrigo Manjabosco.

Os demais atendimentos serão realizados no Pronto Socorro para adultos e no Hospital da Criança Prefeito João Vargas de Oliveira para crianças. O Pronto Socorro atenderá casos como: cólica renal, biliar, problema fígado, dor de estomago, febre em decorrência de infecção urinaria, cirurgias de urgência e emergência, tanto ortopédicas quanto clínicas, por exemplo, apendicite, hérnia umbilical, fratura leve. “É importante a gente entender que desta maneira conseguiremos diminuir a exposição da população em relação ao vírus, e manter a segurança para quem está sendo atendido por outras situações de saúde no Pronto Socorro”, completa Manjabosco. (Com assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

19 de abril de 2024

Ponta Grossa conquista Prêmio Prefeitura Empreendedora

Divulgação

19 de abril de 2024

Programa de Inglês da Prefeitura de PG avança e apresenta novo material didático

Divulgação

18 de abril de 2024

Festa das Associações traz shows nacionais para Ivaí neste fim de semana

Arquivo

18 de abril de 2024

Fundação Municipal de Saúde confirma 1ª morte por dengue em Ponta Grossa

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos