22 de março de 2019

Hospital da Criança recebe nova ala para atendimentos

Divulgação

O espaço atenderá os pacientes que chegam através do Pronto Atendimento Infantil. A cerimônia de entrega aconteceu na manhã de hoje, 22.

O Hospital Municipal da Criança João Vargas de Oliveira está recebendo melhorias em sua estrutura, desde novas enfermarias até reformas no Centro Cirúrgico. Na manhã de hoje, 22, foi entregue uma ala inteiramente reformada para atender os pacientes que chegam através do Pronto Atendimento Infantil (PAI).

O PAI foi reestruturado com novos espaços para recepção, acolhimento, triagem humanizada, consultas clínicas (consultórios), sala de emergência (equipada), sala de nebulização, sala de coleta e farmácia ambulatorial (farmácia-satélite). As obras foram realizadas através da Associação Amigos do Hospital da Criança (AAHC) e parceiros.

“O fluxo de pacientes foi redesignado de acordo com as normas da Vigilância Sanitária, com áreas específicas de espera e fluxo unidirecional. Também foi reformado, parcialmente, o Serviço de Radiologia, que contará com um novo aparelho de ultrassonografia e novos aparelhos de Radiologia Digital. Com essas mudanças poderemos aumentar o atendimento em até 20%”, destaca a diretora do hospital, Raquel Mocelin.

O PAI do Hospital da Criança funciona 24 horas por dia com três médicos plantonistas e atua em sistema de livre demanda. O número total de atendimentos foi 42.140 em 2017 e 51.849 no ano passado, um crescimento próximo a 18,5%.  “A principal função do novo PAI será a continuidade do atendimento clínico pediátrico em urgência e emergência, agora em um espaço apropriado e melhor organizado, dentro das normas legais e sanitárias, de modo a prestar assistência humanizada e de qualidade”, comenta o médico pediatra Renato Van Bach.

O projeto de interiores da recepção principal foi uma doação da arquiteta Elke Fadel. “Pensou-se numa nova proposta de hospital público, voltado para o infantil, com decoração lúdica, formas geométricas, cores, brinquedos para acolher e tornar aquele momento de consulta ou de intervenção médica um pouco mais suave”, contou uma das integrantes da AAHC, Christiane Queiroz.

Para a execução do projeto o Hospital recebeu apoio financeiro do Grupo Madero. O valor total da obra foi R$ 219.673,56, viabilizado pelo Ministério Público Federal (MPF) e pela Justiça Federal. Também contou com recursos de doação do Sicredi Campos Gerais para equipar três consultórios médicos.

“Quando o governo investe na saúde ele está mostrando o respeito e dedicação que a administração pública tem com os moradores da cidade. Hoje nós entregamos mais uma etapa desta unidade e junto estamos entregando um hospital praticamente novo para a população, tudo de primeira qualidade, pensado para o atendimento de crianças. Esta estrutura aliada ao comprometimento das equipes que aqui trabalham, é o reflexo do empenho e cuidado com nossa cidade”, declara o prefeito Marcelo Rangel (PSDB).

SUPER AMIGOS DO HC – Também foi inaugurado nesta sexta o painel dos ‘Super Amigos do HC’. As empresas, famílias e clubes de serviço que fizeram doações, vão ter seus logos divulgados neste espaço.

Autoridades estiveram presentes, entre elas o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, que destacou os avanços da cidade na área. “Aqui a equipe trabalha unida com a comunidade junto com o governador, a cidade está alinhada com o governo de estadual e federal. Aqui nós vemos diversas ações positivas e estou feliz em participar de um evento que reformulou o atendimento infantil público”, apontou o secretário.

HOMENAGEM SERVIÇO AEROMÉDICO E BPMOA – Na cerimônia foram homenageados o serviço aeromédico e o Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA). Na terça-feira, 19, a atividade completou um ano de atuação em Ponta Grossa. Desde o início dos trabalhos muitos atendimentos foram realizados, entre eles resgates aéreos, transportes de pacientes e de órgãos, socorro em rodovias e transferências de recém-nascidos. Já foram realizados 305 atendimentos em 434:30 horas de voo.

ENTREGA DE AMBULÂNCIA PARA SAMU – Hoje também foi entregue uma ambulância que será utilizada pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

O investimento foi de R$ 172.700,00 com recursos do governo do Estado, através de Resolução SESA nº 546/2018 – Incentivo Financeiro de Investimento para Aquisição de Equipamentos de Urgência e Emergência, para a Rede Paraná Urgência. “O novo veículo veio para compor a frota de ambulâncias utilizadas na cidade, substituindo outras. Trabalhar com equipamentos novos traz segurança para a equipe e para a população”, destacou a diretora do Samu, Adriana Pacholok. (Com assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

17 de abril de 2024

Prefeitura de PG anuncia telemedicina para atendimento à saúde da população

Divulgação

17 de abril de 2024

Municípios da AMCESPAR assinam adesão ao COGEMATE

Divulgação

17 de abril de 2024

Esquadrilha da Fumaça se apresenta no Centro de Eventos neste sábado

Divulgação

17 de abril de 2024

Fomento Paraná traz Caravana de Crédito para Ponta Grossa amanhã

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos