6 de fevereiro de 2018

Helicóptero e novas viaturas para PM e IML reforçam a segurança

Divulgação

São 40 veículos para a Polícia Militar e dez para a Polícia Científica. O helicóptero apreendido com drogas foi reformado e será usado em operações aéreas da PM

O governador Beto Richa entregou ontem em Curitiba, um helicóptero e 50 novas viaturas para reforçar a frota da Segurança Pública no Estado. São 40 veículos para a Polícia Militar e dez para a Polícia Científica, que vão para o Instituto Médico Legal (IML). A aeronave será empregada em operações aéreas da PM.

“É mais uma ação que integra a série de investimentos feitos pelo Governo do Estado, nos últimos sete anos, para a Segurança Pública”, disse o governador. Desde 2011, pelo programa Paraná Seguro, foram adquiridas três mil novas viaturas e contratados 11 mil policiais. Também foi adquirido armamento de última geração para reforçar o combate ao crime.

“O resultado está na queda da violência. Em 2017, o número de homicídios no Paraná caiu 12% em relação ao ano anterior”, disse o governador. Na Região Metropolitana de Curitiba houve queda de 15% no número de assassinatos, comparados com 2016. Também houve redução de 12,6% no volume de roubos no Estado. Em Curitiba a redução foi de 18%.

Os números do ano passado no Paraná são os menores desde 2007, quando os relatórios estatísticos começaram a ser feitos. Em comparação com os dados de 2010, os registros de homicídios no Estado caíram 33%.

ESTRATÉGICO – Os 40 veículos para a Polícia Militar fazem parte do lote de 1.100 viaturas adquiridas pelo Estado no ano passado, com um investimento de R$ 112,3 milhões. As viaturas são do modelo Fiat Palio e serão distribuídas pelo Estado, conforme o planejamento estratégico estadual, baseado nos índices de violência de cada área abrangida pelos comandos militares.

“As viaturas integram o processo de renovação da nossa frota e vão atender as demandas mais prioritárias da PM em todos os municípios do Estado”, destacou o comandante-geral da PM, coronel Maurício Tortato.

De acordo com Tortato, também está em processo licitatório a compra de viaturas mais pesadas para atender o Batalhão de Operações Especiais e as unidades de choque em todas as unidades do Paraná.

O helicóptero de modelo Robinson 44 Raven II, foi apreendido com drogas, atualizado e reformado para que pudesse atender a demanda da segurança. “Essa é uma aeronave própria para as atividades policiais e possivelmente ela será destinada primeiramente para Londrina. Posteriormente poderá ser realocada conforme a necessidade”, disse o comandante da PM.


IML tem frota reforçada em várias regiões do Estado

Os dez veículos entregues para a Polícia Científica são para reforçar a frota do Instituto Médico Legal (IML). Os automóveis integram um contrato de locação de 30 viaturas, sendo que os outros vinte serão entregues nas próximas semanas. Nesta etapa, serão destinados 4 veículos para Curitiba, 3 para Ponta Grossa, 2 para Londrina e 1 para Cascavel.

De acordo com o diretor-geral da Polícia Científica do Paraná, Hemerson Bertassoni Alves, os veículos contam com plataformas e guinchos para facilitar o trabalho dos funcionários. “São viaturas novas e diferenciadas. São modelos únicos que não tem igual no Brasil”, disse. Bertassoni disse, ainda, que o trabalho da Polícia Científica tem avançado devidos aos investimentos feitos nos últimos anos, com o reconhecimento, pelo governador, da Polícia Científica e sua importância na percepção criminal.

“Houve investimentos em áreas como DNA Forense, viaturas, novas sedes, equipamentos, laboratórios e concurso público. A polícia científica teve um avanço expressivo e deu um salto em inovação nesse governo, graças aos consistentes investimentos feito estado”, afirmou.

Em março será entregue em Curitiba a nova sede da Polícia Científica, um investimento de mais de R$ 25 milhões. (Com AEN)

Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

26 de março de 2024

Giorgia Bin Bochenek é reeleita presidente da ACIPG

Divulgação

26 de março de 2024

Asfalto Novo finaliza obras nas Vilas Cristina e Maracanã

Arquivo

26 de março de 2024

Prefeitura de PG convoca 82 aprovados em concursos para a Educação

Divulgação

26 de março de 2024

Ivaí intensifica combate ao mosquito da dengue

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos