9 de dezembro de 2019

Hamilton Mourão fala sobre democracia e políticas públicas

Divulgação

Vice-Presidente participou do evento pelo Dia Nacional da Justiça e da Família. Encontro teve a participação, também, do vice-governador Darci Piana e do ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro.

O vice-presidente da República, Hamilton Mourão, participou na última sexta-feira, 06, em Curitiba, da solenidade pelo Dia Nacional da Justiça e da Família, comemorado em 8 de dezembro. O evento foi promovido pela Secretaria da Justiça, Família e Trabalho e teve a participação, também, do vice-governador Darci Piana (PSD) e do ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro. Eles foram homenageados pelo secretário da Justiça, Família e Trabalho, Ney Leprevost.

Na sua palestra, Hamilton Mourão reforçou a importância da democracia. “Não há democracia sem justiça. A democracia é o principal pilar, entre a justiça e família, para o andamento e bom funcionamento do bem comum”, disse ele.

Mourão falou também sobre o desenvolvimento de políticas públicas para a população. “As políticas desenvolvidas têm que ser para o estado, não para o governo. Trabalhamos juntos nas esferas federal, estadual e municipal para diminuir as desigualdades e levar o bem às pessoas que vivem em situação desumana. Mas, para isso, a sociedade tem que fazer sua parte. Como nós temos que fazer nossa parte como cidadãos também”.

GARANTIA DE DIREITOS – O vice-governador Darci Piana afirmou que não existe nada mais importante que a justiça e a família. “A família sustenta a sociedade e sem justiça não se vai a lugar algum”, disse.

MENOS CRIMES – A redução da criminalidade em 2019 foi um dos pontos da palestra do ministro Sergio Moro. “Temos trabalhado intensamente no Ministério de Justiça para diminuir o crime organizado, a criminalidade e a corrupção e temos excelentes resultados, com redução dos principais indicadores criminais em todo o país”, disse Moro, acrescentando que o mérito é compartilhado com as forças de segurança pública dos Estados, como no Paraná.

Segundo o ministro, até setembro houve uma queda de 22% no número de assassinatos em comparação ao mesmo período do ano anterior, e de 40% nos roubos a instituições financeiras. “Evidentemente os números ainda são muito altos, o que nos entristece, mas a redução no motiva a seguir adiante. Por isso é importante que tenhamos instrumentos legais para levar os criminosos à Justiça”, completou.

O ministro afirmou que a Câmara dos Deputados deu um passo importante ao aprovar, ainda que parcialmente, o projeto anticrime enviado pelo governo federal.

HOMENAGENS – O secretário Ney Leprevost abriu a solenidade ressaltando que é preciso garantir a preservação da ordem, da Lei, da Constituição e da democracia. Ele fez a entrega do reconhecimento público de Expoente da Defesa do Estado Democrático de Direito e da Constituição Federal ao vice-presidente Hamilton Mourão e ao ministro Sérgio Moro.

Também foram homenageados o vice-governador Darci Piana, os ministros do Superior Tribunal de Justiça, Nefi Cordeiro e Joel Ilan Paciornik e o presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, desembargador Adalberto Jorge Xisto Pereira; o superintende da Polícia Federal do Paraná, delegado Luciano Flores de Lima; o comandante da 5ª Região Militar, General Aléssio Oliveira da Silva; o comandante Geral da Polícia Militar do Paraná, coronel Péricles de Matos; o comandante do Corpo de Bombeiros do Paraná, coronel Samuel Prestes; o coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Ricardo Silva, e a procuradora-geral do Estado do Paraná, Letícia Ferreira. (Com AEN)


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

24 de janeiro de 2020

José Sloboda é reconduzido à presidência da AMCG

Arquivo

24 de janeiro de 2020

Plauto conquista recursos para Tibagi

Divulgação

24 de janeiro de 2020

Mudança precipitada do LACEN pode comprometer diagnóstico de doenças graves

Arquivo

24 de janeiro de 2020

Cautelares do TCE-PR suspendem duas licitações da Prefeitura de Telêmaco Borba

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

14 de agosto de 2017

Suposto patrocínio da UEPG em aniversário do MST gera polêmica nas redes sociais

Arquivo

"RAMBO"

10 de fevereiro de 2017

“Vou fechar todos os buracos da cidade em seis meses ou não me chamo Márcio Ferreira”, impõe meta secretário

Divulgação

9 de setembro de 2019

Secretário Superman é socorrido após levar surra