14 de maio de 2019

Governo lança canal Paraná Turismo e inspira outros estados

Divulgação

Governador Ratinho Junior fez o lançamento do canal. Nova grade de programação estreia hoje, 14, com o programa AgroTur. Amazonas, Pará, Minas Gerais, Pernambuco e Rio Grande do Norte estão entre os que buscam mais informações sobre a iniciativa.

A ação do Paraná de transformar a TV Rádio e Televisão Educativa (RTVE) em um canal para difundir o turismo do Estado, a TV Paraná Turismo, repercutiu nacionalmente. Durante o Fórum Nacional de Emissoras Públicas de Rádio e TV, na semana passada, em Brasília (DF), outras unidades da federação demonstraram interesse em conhecer detalhes da nova linha editorial para replicar, mesmo que parcialmente, a programação.

A TV Paraná Turismo foi lançada ontem, 13, no Canal da Música, em Curitiba, sede da emissora, com a presença do governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD). A estreia da grade será hoje, às 20 horas, com o programa AgroTur, dedicado ao turismo rural.

“É o nosso compromisso com o setor do turismo, que o Paraná sempre trabalhou de forma muito tímida. O país todo terá a oportunidade de nos conhecer. O Paraná sai na frente de uma maneira inovadora”, afirmou o governador. “Não tenho dúvida de que será um sucesso. Se a ideia é boa, não tem problema copiarem. Só espero trazer mais turistas do que eles”, completou. Ratinho Junior destacou a Ilha do Mel, Baía de Paranaguá, Baía de Guaratuba, os alagados do Oeste, as cachoeiras gigantes de Prudentópolis, Porto Rico e as represas de Primeiro de Maio como pontos a explorar no turismo local, distantes dos grandes centros.

INTERESSE – Amazonas, Pará, Minas Gerais, Pernambuco e Rio Grande do Norte foram alguns dos estados que buscaram mais informações sobre a estratégia paranaense. “Achei tudo bem interessante. Inicialmente o que houve foi uma troca de informações. No Amazonas o turismo é muito forte, e esse pode ser o caminho. Vamos preparar algumas coisas com esse objetivo”, destacou Oswaldo Lopes Filho, presidente da Fundação Televisão e Rádio Cultura do Amazonas (Funtec).

Kiko Ferreira, presidente da Rede Minas, responsável pela TV pública regional, classifica a iniciativa paranaense como “ousada e inédita”. “Temos aqui uma programação plural, mas, sem dúvida, que também pensamos em ampliar o turismo em Minas Gerais. Dentro dessa lógica, a proposta do Paraná é bem ousada e inédita”.

O secretário da Comunicação e Cultura do Paraná, Hudson José, reforça que a mudança no perfil da emissora atende a diretriz do governador Ratinho Jr., que estabeleceu a promoção do turismo estadual como ferramenta para o desenvolvimento socioeconômico do Paraná.

PROGRAMAÇÃO – Inicialmente, a Paraná Turismo estreia com sete horas semanais de programação local. Mas a ideia, explica Ruy Façanario, diretor-presidente da RTVE, é fechar 2019 com até quatro horas na grade diária. “Será uma TV pública, mas não política, acatando um pedido do governador. Carregaremos a bandeira do turismo para gerar renda e desenvolvimento nas cidades”, revelou ele.

Serão seis programas se revezando na grade: Turismo em Pauta; As Aventuras de Richard no Paraná, com o biólogo Richard Rasmussen, com passagens por SBT, Record e Band; Descubra Paraná; Bom de Pesca; AgroTur; e Identidade PR. “Queremos fazer também com que o paranaense conheça melhor o estado. O turismo é a prioridade do Paraná”, ressaltou Márcio Nunes, secretário do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo. (Com AEN)


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

20 de setembro de 2019

Banco de Projetos do Paraná avalia primeiras propostas

Divulgação

19 de setembro de 2019

Moacyr assina ordem de serviço para nova rodoviária

Divulgação

19 de setembro de 2019

Mostra ‘Eliseu Lacerda’ conta história através do cinema

Arquivo

19 de setembro de 2019

Temporais danificam 3.222 casas e afetam 12.227 pessoas

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

14 de agosto de 2017

Suposto patrocínio da UEPG em aniversário do MST gera polêmica nas redes sociais

Arquivo

"RAMBO"

10 de fevereiro de 2017

“Vou fechar todos os buracos da cidade em seis meses ou não me chamo Márcio Ferreira”, impõe meta secretário

Divulgação

9 de setembro de 2019

Secretário Superman é socorrido após levar surra