19 de novembro de 2019

Governo busca novas tecnologias para gestão de trânsito

Divulgação

Comitiva do Paraná visitou o Centro de Gestão do Tráfego de Valência, na Espanha. Governador disse que projeto é exemplo do que o Estado quer para as cidades paranaenses.

Conhecer tecnologias utilizadas para o controle e gestão de trânsito e novas alternativas em mobilidade que possam ser aplicadas nas cidades paranaenses é um dos interesses da missão internacional liderada pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD). A comitiva visitou hoje, 19, o Centro de Gestão de Tráfego de Valência, , na Espanha, responsável pelo gerenciamento de uma rede viária de 300 quilômetros de extensão e que conta com aproximadamente 500 mil veículos.

O centro é gerenciado pelo grupo ACS, o mesmo da central de regaseificação de Porto de Segunto (que a comitiva também visitou nesta terça-feira). O local faz a gestão integral do tráfego da cidade espanhola, organizando a circulação de todos os usuários da via pública, incluindo pedestres, motoristas, motociclistas e o transporte coletivo.

“São tecnologias voltadas para uma cidade inteligente, que facilita a vida do usuário e alia a mobilidade à sustentabilidade, já que reduz atrasos e também a emissão de gases pelos automóveis”, disse o governador. “Conhecer projetos como esse nos dá a ideia do que queremos para as cidades paranaenses e o que temos como horizonte quando pensamos em um estado inovador”, ressaltou.

São cerca de 750 câmeras espalhadas pela cidade e mais de mil pontos de semáforos, gerenciados por um sistema centralizado que permite regular os semáforos em tempo real e adequá-los às condições do trânsito.

MODIFICAR O TEMPO – Pela central, é possível modificar o tempo de cada acesso, o ciclo semafórico e a sincronização entre diferentes cruzamentos, para evitar congestionamentos em algumas vias enquanto sobra tempo em outras.

Com isso, é possível reduzir a espera e aumentar a velocidade de circulação. O Centro de Gestão de Tráfego também conta com um sistema de emergência, que funciona automaticamente em caso de falha do sistema centralizado. (Com AEN)


Compartilhe



Últimas notícias

Arquivo

28 de março de 2024

Câmara de PG vota aumento no número de vereadores na segunda-feira

Divulgação

28 de março de 2024

Ratinho Júnior apoia Emiliano Gomes em Irati e pede união do grupo

Divulgação

28 de março de 2024

Joce Canto convida Sandra Queiroz para vice

Arquivo

28 de março de 2024

Marcelo Rangel deve ir para o PL e Elizabeth para o União Brasil

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos